» GINÁSIO REDENÇÃO: DEPUTADOS ESTADUAIS DESTINAM RECURSOS PARA REFORMA PDF Imprimir E-mail


O prefeito Newton Lima anunciou nesta semana que a Bancada Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) negociou a aprovação de emenda ao orçamento estadual para a liberação de R$ 700 mil para a reforma do ginásio municipal de esportes “Aristeu Favoretto”, no bairro Redenção. Em função da aprovação, o deputado estadual Simão Pedro, líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), enviou ofício ao gabinete do prefeito para que seja providenciada a documentação necessária para a liberação dos recursos.

A reforma do ginásio “Aristeu Favoretto” é uma antiga reivindicação da população e dos esportistas daquela região da cidade, já que ele está fechado desde 1997, quando a administração da época constatou problemas em sua estrutura. Rosoé Donato, coordenador do Orçamento Participativo, explica que a Prefeitura já havia se comprometido com os moradores, durante as reuniões do OP, em realizar um projeto para a reforma do ginásio e o seu entorno, visando melhorar a segurança da comunidade.

Com a aprovação dos recursos, conquistado pela bancada petista, o ginásio será reformado em sua estrutura, cobertura, vestiários, piso da quadra, além de fazer a adequação de drenagem e a revitalização do entorno com a iluminação, piso externo e paisagismo. Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, a reforma do ginásio “Aristeu Favoretto” vai beneficiar a população de toda a cidade e não apenas os moradores da região da Redenção. “Com esse ginásio reformado a Prefeitura amplia a oferta de locais disponíveis para os cidadãos praticarem esportes. Ele servirá também para os programas de atividades físicas desenvolvidos com a comunidade e a realização de competições como, por exemplo, os Jogos da Primavera”, completou.

O prefeito Newton Lima fez questão de agradecer a bancada paulista do PT pelos recursos. “Levamos até a bancada a proposta de reforma do ginásio e ela destinou os recursos para o orçamento do próximo ano”, disse. “O próximo passo é aguardar a liberação da verba pelo governador”, explicou. Newton Lima disse ainda que a intenção da Prefeitura sempre foi recuperar todas as praças esportivas, assim como outras áreas da cidade. “Nem sempre conseguimos fazer no tempo que gostaríamos, pois perdemos uma grande parte de recursos para investimento com o pagamento dos juros da dívida constituída até 2000”, frisou.

Outras Reformas
Desde 2001, a Prefeitura já reformou os ginásios municipais “José Favoretto”, no Jardim Pacaembu, com a substituição da cobertura, melhorias na iluminação, nos vestiários, no alambrado, pintura da quadra e das áreas interna e externa; “Hugo Dornfeld” (Zuzão), na Vila São José, com substituição da cobertura, melhoria na iluminação, nos vestiários, no alambrado, troca e pintura do piso da quadra e colocação de placar eletrônico; “José Eduardo Gregoracci”, no Santa Felícia, onde foram feitas melhorias nos vestiários, na parte hidráulica, no alambrado, na iluminação, no placar eletrônico e pintura do piso da quadra. A Prefeitura iniciou a construção de outros dois ginásios de esportes, um no bairro Antenor Garcia, ao lado da EMEB “Artur Natalino Deriggi”, e o outro no Jardim Itamarati.

Ginásio Milton Olaio Filho
Uma iniciativa do prefeito Newton Lima, assim que assumiu a Prefeitura em 2001, foi a criação da Associação Amigos do Ginásio Milton Olaio Filho, que em parceria com o Banco do Brasil buscou na iniciativa privada recursos para o término do ginásio que ficou com suas obras paradas por mais de 17 anos. Com a venda de cadeiras cativas, recursos da Prefeitura e de emenda parlamentar do deputado federal Jamil Murad, em maio de 2004 o Milton Olaio Filho foi inaugurado com a presença do ministro dos esportes, Agnelo Queiroz.

Em 2005, o ginásio foi utilizado como principal palco dos 49º Jogos Regionais da 3ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, evento que contou com a participação de 51 cidades. Recentemente, o Milton Olaio Filho passou por uma recuperação que foi iniciada com a manutenção realizada na cobertura do ginásio, que apresentava alguns pontos de infiltração de água de chuva. Depois disso houve a retirada do antigo piso que estava com problemas sérios de abaulamento da madeira, o que acabou fazendo com que o ginásio fosse interditado.

Com a obra, a área de madeira do piso compreende agora 44 x 22 metros, totalizando 968m², o que atende plenamente todas as medidas de uma quadra poliesportiva, inclusive a de handebol que é a maior, medindo 40 x 20 metros. O ginásio está novamente em condições de abrigar grandes jogos e espetáculos culturais. A partir de janeiro de 2008, a Prefeitura irá colocá-lo à disposição da comunidade são-carlense.

(11/12/07)