» AGRICULTORES PARTICIPAM DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PDF Imprimir E-mail


Vinte e cinco pequenos agricultores da região participaram no sábado, dia 8, do primeiro módulo dos cursos de capacitação em Agroecologia, realizado no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar de São Carlos. As atividades foram coordenadas pelo engenheiro agrônomo da UFSCar, Manoel Baltasar Baptista da Costa. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o curso tem como objetivo capacitar os pequenos produtores rurais em práticas agrícolas sustentáveis, com menor agressão ao meio ambiente, redução dos custos de produção e aumento da renda, possibilitando novas perspectivas para a comercialização de produtos orgânicos.

O curso marca o início de uma série de atividades que terão continuidade no próximo ano, que contam com recursos financeiros do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER. Além de cursos de capacitação, está prevista também a instalação de unidades experimentais, visitas técnicas e assessoria a campo.

O professor Baltasar explica que o atual modelo de agricultura tem provocado danos ao meio ambiente de forma irreparável. “Agroecologia surge como uma perspectiva importante para o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento agrícola sustentável, contribuindo também para a inclusão social do agricultor familiar”, esclarece.

Segundo o secretário da pasta, Sérgio Gonçalves Dutra, o Centro Tecnológico da Agricultura Familiar contou desde sua concepção com total apoio do prefeito Newton Lima. “E podemos dizer que, a partir desse curso, São Carlos gradativamente se credencia como pólo de referência na capacitação de agricultores familiares”, afirmou. O segundo módulo do curso será realizado no próximo sábado, 15, às 8h no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar. Os cursos são gratuitos e voltados para agricultores. Informações pelo telefone (16) 3368-7051 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

(12/12/07)