» ABERTA EXPOSIÇÃO “SÃO CARLOS DE TODOS OS POVOS” PDF Imprimir E-mail


A exposição fotográfica “São Carlos de Todos os Povos: 150 Anos”, com fotos e curadoria de Emidio Luisi, foi aberta na noite de quarta, dia 12, na Estação Cultura (Praça Antônio Prado s/nº, antiga Estação Ferroviária), onde fica para visitação pública até 1º de junho de 2008. Na ocasião foi lançado o livro “São Carlos contada em histórias”, resultado das oficinas de redação e ilustração realizadas em 2004 pelo projeto História dos Bairros.

Promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Pró-Memória, a mostra comemora o sesquicentenário da cidade e registra, em painéis, com fotos atuais e imagens históricas, hábitos, costumes, festas, culinária, tipos físicos, arte e modo de vida dos muitos povos e etnias que compõem a riqueza cultural de São Carlos.

Representando o prefeito Newton Lima na cerimônia de abertura da mostra, a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, lembrou que a exposição é parte de um projeto mais amplo, iniciado em 2005, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O objetivo central da iniciativa é recuperar e preservar a memória local através do reconhecimento da riqueza patrimonial e cultural construída ao longo do tempo pelos povos que vieram e permaneceram na cidade. Assim, as gerações atuais e futuras poderão valorizar melhor os antepassados que ajudaram na sua formação.

Patrocinado pelo Banco Fibra e pela Tapetes São Carlos, o projeto, ao lado da exposição fotográfica, compreende a edição de um livro-catálogo e uma campanha para aquisição de acervo histórico, além de ter realizado pesquisas documentais, coletado vários depoimentos e oferecido à comunidade curso de preservação e conservação fotográfica e workshop de etnofotografia.

Emocionado, Emidio Luisi, fotógrafo italiano radicado no Brasil, especializado em ensaios etnofotográficos e pessoais, falou da paixão com que realizou esta exposição, que considera um marco em sua carreira. Sobre o lançamento do livro São Carlos contada em histórias, a diretora do Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura, Telma Olivieri, fez um rápido retrospecto das atividades do projeto História dos Bairros, que teve importante participação da comunidade em oficinas de fotografia em 2003 e de redação e ilustração em 2004, nas Escolas do Futuro em 2005 e, em 2006 e 2007, em oficinas de vídeo, cujos resultados deverão ser exibidos no início do próximo ano.

(13/12/07)