» RECICLÁVEIS: PREFEITURA PARTICIPA DE ENCONTRO NA UFSCAR PDF Imprimir E-mail


O diretor de Política Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia Paulo Mancini e o assessor-técnico Eduardo Martins participaram nesta terça, dia 18, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do 1º Encontro de Formadores e Apoiadores de Empreendimentos de Catadores. O evento foi promovido pela Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) e teve por objetivo trocar informações e experiências entre os diferentes agentes que apóiam a formação e o desenvolvimento de empreendimentos de catadores de materiais recicláveis.

O encontro uniu diferentes profissionais que atuam nos empreendimentos de catadores. Por essa razão, contou com a presença de gestores públicos, representantes de incubadoras universitárias e participantes de diversas ONGs brasileiras. Em São Carlos existem três cooperativas que acolhem aproximadamente 60 catadores. Estima-se que eles recolham cerca de 100 toneladas de materiais recicláveis por mês. Fora das cooperativas calcula-se que mais de 250 catadores atuam como autônomos.

“O trabalho dessas cooperativas é fundamental para minimizar os impactos ambientais. Além de reduzir a quantidade de lixo levada ao aterro sanitário, os recicláveis geram renda às famílias. Por isso é salutar a troca de experiências entre os municípios e a discussão de políticas públicas sobre esse tema”, finalizou Paulo Mancini. O encontro terminou por volta das 18h com uma plenária de socialização e os encaminhamentos das discussões acerca do encontro.

(18/12/07)