» DNIT LIBERA VERBA PARA PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS PDF Imprimir E-mail


O prefeito Newton Lima e o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, assinaram na tarde de quarta, dia 19, em Brasília, o convênio de cooperação técnica e financeira para elaboração do projeto executivo de engenharia das obras de transposição da via férrea do município.

O empreendimento tem por objetivo solucionar os conflitos rodoferroviários do município, executando a intervenção em quatro passagens de linha férrea. O valor total do projeto foi estimado em R$ 750 mil, sendo R$ 600 mil referentes à participação do DNIT, e o restante correspondente à contrapartida da Prefeitura. O prazo para elaboração do projeto executivo é de 4 meses. Além do diretor geral do DNIT e do prefeito de São Carlos, o deputado federal Milton Monti participou da assinatura do convênio.

Na opinião do prefeito Newton Lima, com a liberação dessa verba para a realização dos projetos, o município dá um passo significativo. “Já havíamos nos encontrado com o ministro em maio e naquela ocasião apresentamos os projetos básicos, o que motivou a liberação do dinheiro para o projeto executivo”, explicou o prefeito, ao lembrar de uma audiência que teve com o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, em maio desse ano. O encontro havia sido agendado pelo presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Edson Fermiano. “Quando nos encontramos com o ministro ele prometeu se empenhar para a liberação das verbas necessárias para a obra”, ressaltou Newton.

Os projetos a serem desenvolvidos por uma empresa contratada pela Prefeitura referem-se à ampliação da passagem do córrego do Monjolinho sob a linha férrea, nas proximidades da rotatória do Shopping; duplicação do Viaduto 4 de Novembro, que liga a Vila Prado ao Centro; duplicação do pontilhão da Praça Itália, com a construção de um viaduto; e construção de um viaduto ligando o Distrito Industrial Miguel Abdelnur à avenida Morumbi, ao lado do Pavilhão Exposhow.

De acordo com o diretor geral do DNIT, as obras na linha ferroviária vão resolver um antigo problema do município. “Vamos eliminar esse problema atendendo uma antiga reivindicação da administração do prefeito Newton e da população”, afirmou.

(21/12/07)