» PREFEITURA FAZ CONVÊNIO PARA OFERECER CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR PDF Imprimir E-mail


Prefeitura assina convênio que repassará R$ 46,00 per capita à entidade.

O prefeito Newton Lima assinou um convênio com a ONG Formiga Verde, mantenedora de um cursinho pré-vestibular para alunos de baixa renda. O convênio foi assinado na quinta-feira (27), no Salão Nobre do Palacete Conde do Pinhal, com o presidente da entidade, Rodney de Santi. As secretárias Géria Montanari (Educação), Rosilene Mendes dos Santos (Infância), Fátima Piccin (Cidadania) e a diretora presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elizabete Martucci também participaram da solenidade.

Antes da assinatura o prefeito fez questão de agradecer às entidades da cidade que mantêm ações neste sentido. “Esse trabalho é essencial para provermos nossos jovens de oportunidades”, salientou. Newton Lima agradeceu ainda a Câmara Municipal pela aprovação da lei 14.365, publicada no dia 19 de dezembro, autorizando o município a desenvolver convênios com essas entidades.

“Temos na cidade uma série de programas gratuitos, como inclusão digital, educação para jovens e adultos, Universidade Aberta do Trabalhador, que dão oportunidades para as pessoas”, lembrou. “A participação da Prefeitura nos cursinhos pré-vestibulares nasceu de uma iniciativa com a UFSCar, no Cidade Aracy”, recordou ainda.

Newton Lima disse também que antes da nova lei, que cria o “Programa Intersetorial de Ações Complementares no âmbito da Educação Básica”, a Prefeitura havia realizado convênios específicos com algumas entidades. “Mas a idéia de formalizá-lo em um Programa é perenizá-lo, até porque não sabemos a cabeça do futuro gestor do município”, destacou.

“Nós que somos universitários sabemos o quanto é apertado o funil do vestibular, portanto as pessoas de baixa renda que não têm condições de pagar um cursinho regular ficam fora desse processo”, analisou o prefeito. De acordo com ele, em 2008, a Prefeitura irá realizar um grande ato para divulgar esse Programa, reunindo outras entidades que podem firmar o mesmo convênio.

A coordenação do Programa ficará a cargo de uma comissão intersetorial, presidida pela Secretaria de Educação e Cultura e com a participação das Secretarias de Infância e Juventude, Cidadania e Assistência Social e a FESC. A supervisão do Programa, análise de relatórios mensais de freqüência, entre outras atribuições, ficará sob responsabilidade de uma comissão tripartite, formada pela Prefeitura, Administração dos Cursinhos e alunos.

O presidente da ONG agradeceu ao prefeito e à Prefeitura pela iniciativa da Lei e disse que a comunidade estava muito agradecida pelo acontecimento. “Esses cursinhos são importantes também porque, mesmo que a pessoa não atinja o Ensino Superior, ele terá uma vida melhor”, comentou. Por fim, a ONG agradeceu ao prefeito pelo “excelente trabalho da Prefeitura em prol da Educação do município”.

(28/12/07)