» MINISTÉRIO DA SAÚDE FINANCIA PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail


Hospital-Escola terá Serviço Sentinela para Violência.

O Ministério da Saúde vai financiar dois projetos da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos: a Implementação da Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz, com liberação de R$ 50 mil e o Incentivo à Vigilância e Prevenção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, com ênfase em ações relacionadas às práticas corporais/atividade física destinando R$ 40 mil.

A prevenção de violência e acidentes tem parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social, Transportes, Trânsito e Vias Públicas, Educação, Cultura, Infância e Juventude, a UFSCar e outros órgãos e entidades que já atuam na área da prevenção ou atenção às violências e acidentes. Já o projeto de incentivo às práticas corporais e atividade física tem como parceiros o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e a UFSCar-Curso de Medicina.

Incentivo às Práticas Corporais e Atividade Física – Tem por objetivo promover a saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças através da incorporação de hábitos saudáveis pela população. Para tanto estão previstas capacitações para as equipes de saúde visando a inclusão da atividade física nos planos de cuidado elaborados pelas equipes. Em parceria com o Curso de Medicina está programada a implantação de um Ambulatório de Medicina de Atividade Física para o estabelecimento de prescrição especial de atividade física aos portadores de patologias crônicas ou grupos especiais como crianças, adolescentes e gestantes. Nas USFs a atividade física faz parte do cardápio das ações desenvolvidas pela equipe (100% das USF realizam alguma atividade física com a população e nas UBS apenas 33,3%). A partir deste diagnóstico foi desenvolvida uma capacitação com objetivo de aumentar o comprometimento dos supervisores e das equipes das UBSs nas ações de promoção da atividade física, identificação das atividades possíveis e a soluções encontradas para a implementação e monitoramento dos grupos de atividade física e práticas corporais das UBS, além de capacitar os médicos clínicos gerais e enfermeiros para a promoção da atividade física.

A capacitação dos profissionais de saúde/instrutores em: Medidas de Nível de Atividade Física e Prescrição da Atividade Física, além da aplicação da técnica chinesa Lian Gong, dentre outras atividades se constituem em estratégias de estímulo a mudança dos hábitos de vida das pessoas, com ênfase nas Práticas Corporais e Atividades Físicas como estratégia terapêutica para a população de São Carlos.

A construção de indicadores de monitoramento possibilitará a avaliação desta política pública e espera-se que ao final de 12 meses do desenvolvimento do presente projeto 100% das Unidades Básicas de Saúde oferecerão em seu cardápio de ações, atividades de práticas corporais visando a redução da prevalência dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (sedentarismo e obesidade), redução de internações por doenças cardiovasculares e diabetes.

NUPREVI - O Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção à Saúde de São Carlos tem como objetivo reduzir a morbi-mortalidade causadas por acidentes e agressões e fortalecer as ações intersetoriais de prevenção das violências e de promoção à saúde, estimulando a cultura da paz e qualidade de vida.

Uma das metas deste Projeto será a implantação de um Sistema de Informação que a partir do registro pelos serviços que atuam no atendimento dos agravos relacionados à violência e aos acidentes, permita implantar um sistema de Vigilância Epidemiológica às Violências no Município, contribuindo desta forma para o conhecimento da real situação e possibilitando a escolha das melhores alternativas para o seu enfrentamento.

Com a implantação do NUPREVI a Prefeitura de São Carlos estará investindo na melhoria da qualidade das informações de mortalidade possibilitando um adequado planejamento de ações efetivas que possam diminuir os índices de acidentes e violências que além de gerar dor e sofrimento às pessoas e suas famílias, acarretam custos econômicos à sociedade e em particular ao setor saúde, já que suas vítimas, na maioria das vezes, caracterizadas como “casos de urgência/emergência”, demandam internações de maior complexidade, gerando elevados gastos hospitalares.

Segundo o Ministério da Saúde, São Carlos teve em 2005 1.127 casos de internações hospitalares pelo SUS decorrentes de acidentes e violências. Já o gasto total com assistência hospitalar a estes agravos teve um incremento no período 2000-2006 de 125,5%. Os dados demonstram a importância econômica de se atuar na promoção e prevenção desse tipo de agravo no município.

Outra meta do NUPREVI é a capacitação dos todos trabalhadores da rede de atenção à saúde, educação e de atenção social na identificação e acolhimento dos casos de violência que demandarem ou forem identificados pelos serviços. A Prefeitura vai implantar um instrumento de registro de violências e acidentes em todos os serviços que atuam nesta área criando um fluxo de encaminhamento para o NUPREVI visando à consolidação e análise dos dados e construção de indicadores para monitoramento com o geo-referenciamento dos dados informados, facilitando a sua análise.

O Hospital Escola Municipal de São Carlos vai se integrar a essa rede implantando um Serviço Sentinela para Violência funcionando também como uma unidade de referência para atenção às pessoas em situação de violência.

(28/12/07)