» SAAE INVESTE EM NOVA TECNOLOGIA PARA ELEVAR EFICÁCIA NO FLUXO DE DADOS PDF Imprimir E-mail

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) implantou nas unidades de captação, tratamento e distribuição de água o Sistema Operacional de Transmissão de Dados, Telemetria e Telecomando Via Rádio. Esta nova tecnologia permite um monitoramento mais eficiente e uma análise bem mais detalhada na interpretação das informações, proporcionando menor risco de falha técnica e maior segurança no controle operacional. O modelo anterior utilizava a transmissão via cabos de cobre, as chamadas LPDs (Linhas Privativas de Dados).

Além de apresentar um custo oneroso devido a sua infra-estrutura pesada e a cobrança de aluguel, o processo era muito lento, truncando por muitas vezes a troca de informações cruciais para a eficiência de um atendimento, a geração de um relatório técnico ou tabulações de pesquisas quantitativas. “Umas das principais vantagens deste novo processo é que os equipamentos são de patrimônio da autarquia, eliminando o gasto de manutenção realizado por terceiros, já que as linhas anteriores pertenciam a uma empresa de telefonia”, observa o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.

A nova transmissão funciona com detectores de sinais (sensores), instalados em trinta núcleos operacionais da autarquia, espalhados em diversas regiões do município, como Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Tratamento de Água (ETA). Os comandos são acionados via Wi-Fi em tempo real por uma central informatizada, filtrando, controlando e monitorando todos os fluxos de dados, descrevendo a vazão, pressão, corrente de motores, tensão, fator de potência, temperatura, nível, precipitação de chuva, válvula motorizada, conjunto moto-bomba e outras funções pré-determinadas.

“Além de mais econômico, este sistema é três vezes mais rápido que o antigo, sendo que este investimento será amortizado num período de dois anos”, conclui Cotrim. “Ao detectar um problema ou falha, em segundos podemos solucioná-lo imediatamente, antes que ele atinja um patamar que possa prejudicar a regularidade do abastecimento de água”, complementa.


Controle do fluxo de dados: informações mais confiáveis e seguras.

(08/01/08)