» SÃO CARLOS ENTRA NA ROTA DO PROGRAMA REGIONAL DE TURISMO PDF Imprimir E-mail
Durante os dias 7 e 8, representantes da Prefeitura participaram do 1º Seminário Estadual de Regionalização do Turismo, que aconteceu no município de Itupeva. O evento contou com a participação de diversas autoridades do setor, entre elas a diretora do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla, e o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva.

“A principal proposta do projeto é sensibilizar e mobilizar todos os agentes envolvidos nesta área, fortalecendo, em contrapartida, os Conselhos Regionais de Turismo”, esclareceu o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo. “Através do Circuito Chapada Guarani, nós estamos fortalecendo nossa microrregião, que ano após ano aumenta seu fluxo turístico”, complementou.

Seguindo uma diretriz do Ministério do Turismo, o governo estadual iniciou seu trabalho de regionalização a partir de 2005, focado em propostas de interiorização e descentralização, cujo processo dividiu o estado em oito macrorregiões turísticas. As propostas técnicas englobam questões econômicas, ambientais, sociais e culturais, que visam o crescimento de investimentos e postos de trabalho. Esta série de ações possibilita a otimização dos resultados e da inclusão social, dentro de um patamar planejado que facilite a integração, garanta a racionalidade, transmita velocidade e confiabilidade nas decisões.

“Para implantar essa regionalização é preciso envolver todas as nossas estâncias para atrair turistas, aproveitando a atual crise mundial, com o dólar alto e o caos aéreo”, detectou Silva. “Este é um momento histórico e de grande desafio, pois estamos redesenhando um novo mapa do turismo paulista, que se encaixa adequadamente em todo cenário nacional”, enfatizou Tânia.

Mola propulsora
O turismo vem representando em muitos países a maior fatia do Produto Interno Bruto (PIB), melhorando sensivelmente as condições econômicas dessas populações. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), este setor é um dos mais rentáveis da economia mundial girando cerca de U$ 681 bilhões e responsável por um a cada dez empregos existentes. Em 2005, o Brasil apresentou uma receita cambial de U$ 3,9 bilhões, mostrando assim sua relevância no cálculo geral do PIB. De acordo com uma pesquisa da Embratur/FIPE, o estado de São Paulo recebe 45% do contingente de estrangeiros, sendo também o principal emissor de turistas.

(12/11/08)