» HOSPITAL-ESCOLA MUNICIPAL REALIZA 1ª SIPAT PDF Imprimir E-mail

 

O Hospital Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” realizou a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) entre os dias 10 e 14 últimos. A semana foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), formada por funcionários da unidade. A 1ª SIPAT foi aberta na segunda, dia 10, pelo diretor-técnico, Dr. Antonio Carlos Ribeiro, e pela presidente da CIPA, Fabiana Neris dos Santos.

Os funcionários participaram de diversas palestras e tiveram oportunidade de esclarecer várias dúvidas sobre acidente de trabalho na área da saúde, especialmente em uma unidade como um hospital. Os temas das palestras foram “Acidente de Trabalho", "Materiais Perfuro-Cortantes”, “Saúde do Trabalhador”, “Hipertensão e Diabetes, Diagnóstico e Cuidados” e “Precauções Universais no Âmbito Hospitalar”.

Na quinta, dia 13, de manhã os funcionários participaram da palestra “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e HIV”, com o professor do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Rodolfo Pacagnella, que é mestre em Medicina Preventiva e atua nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia. O palestrante explicou aos funcionários a importância de comunicar adequadamente aqueles pacientes que possuem uma DST. De acordo com ele, essa é uma notícia que pode causar impacto, por isso é essencial que o profissional saiba quais os mitos e realidades sobre cada doença.

Atendimento
O Hospital Escola completou um ano de funcionamento no último dia 5 e já atende a um terço da demanda de urgência e emergência da cidade, dividindo a responsabilidade com a Santa Casa e com a Unidade de Pronto Atendimento da Avenida. O Hospital Escola também possui um Centro de Diagnóstico Por Imagem, com seis equipamentos – Raios X Convencional e Telecomandado, Ultrassom, Mamógrafo, Eletroencefalógrafo e Tomógrafo, além do Pronto-Socorro Infantil com atendimento 24 horas. O segundo módulo, que custará R$ 39,9 milhões, está prestes a ser iniciado, faltando apenas a homologação do contrato com a empresa vencedora da licitação. A previsão é entregar a obra no final de 2010.

(14/11/08)