CONSCIÊNCIA NEGRA PDF Imprimir E-mail

Vários eventos em novembro comemoram a data.

EXPOSIÇÃO SOBRE O NEGRO EM SÃO CARLOS ABRE A PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura, a Fundação Pró-Memória de São Carlos e o Conselho Municipal da Comunidade Negra estão preparando muitas atividades em comemoração aos 120 anos da abolição inacabada e o Mês da Consciência Negra. Durante todo o mês de novembro haverá exposições, sessões de cinema e palestras, entre outros eventos.

A participação do Conselho Municipal da Comunidade Negra, que abriga pessoas tanto da parte governamental quanto da sociedade civil, é extremamente importante para a organização da programação do Mês da Consciência Negra, pois é a partir das sugestões e propostas apresentadas no Conselho que se definem as atividades.

A programação começa oficialmente no dia 10 de novembro com a exposição “Trajetos de Luta: da escravização à emancipação”, que mostra a história do negro na cidade de São Carlos desde sua fundação até os dias atuais, fazendo uma varredura dos 120 anos de abolição da escravatura, ou do processo de desescravização, e adentra durante todo o mês de novembro.

“Para a Fundação Pró-Memória participar da organização dessa exposição é muito importante. Entendemos que é necessário dar mais destaque e visibilidade para a contribuição histórica que a comunidade de origem negra vem dando para a construção de nosso município”, destaca a diretora-presidente da instituição, Ana Lúcia Cerávolo.

Segundo a assessora de Educação Étnico-Racial, Regina Conceição, haverá a participação da comunidade no desfile comemorativo do aniversário da cidade de São Carlos, sessões de cinema, missa afro, palestras e atividades no Teatro Municipal. “No dia 20, data comemorativa da morte de Zumbi dos Palmares, estaremos fazendo um espetáculo em homenagem a Chica Lopes, uma artista negra da cidade de São Carlos, que hoje já não trabalha mais, mas que tem uma enorme importância para a comunidade negra local”.

Os estudantes da 5ª série da EMEB “Artur Natalino Deriggi”, que desde o começo do ano recebeu da Assessoria de Educação Étnico-Racial o livro “Zumbi, o despertar da liberdade”, vão apresentar um musical afro-brasileiro. “Os estudantes fizeram letras de rap e vão apresentar um musical no dia 21, às 13h30, na própria escola. No dia 22, a apresentação será na Teia – Casa de Criação, que fica na rua Rui Barbosa ao lado do Tiro de Guerra, com o pessoal que está coordenando essa atividade”, explica Regina Conceição.

Regina também explica que a intenção é mostrar o processo de desescravização, a luta e a resistência do negro. “Nesses 120 anos a população negra teve muitas conquistas com seus próprios esforços, com seus próprios méritos. Hoje temos muitas políticas públicas na área do combate ao racismo, principalmente aqui em São Carlos. Temos Seção de Combate ao Racismo e a Assessoria de Educação Étnico-Racial e várias ações no governo federal, como a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, temos a Lei nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira em todas as escolas e várias ações nas universidades, de acesso à população negra. Na UFSCar temos o Programa de Ações Afirmativas, que faz reservas de vagas para alunos indígenas, negros e estudantes de escolas públicas. Esses 120 anos de processo de desescravização marcam essas conquistas da população negra”, completa Regina.

Segundo Dener Santos Silveira, chefe da Seção de Combate ao Racismo, “o Mês da Consciência Negra, na verdade o 20 de novembro, é uma data que o movimento negro escolheu por ser o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares. Antigamente o dia 13 de maio era a data que se comemorava, mas que não simbolizava muito a luta do movimento negro. Aqui na cidade de São Carlos, nós não comemoramos só no dia 20, nós fazemos a comemoração durante todo o mês”.

A idéia é que se aglutinem vários eventos que estão sendo realizados em torno dos movimentos sociais, no caso o movimento negro, e chamar toda a população para participar. “Quando fazemos o Mês da Consciência Negra, estamos de fato mostrando um processo de luta, de reivindicação da população negra, mas ao mesmo tempo é uma forma de reconhecimento dessa população, que viveu durante muito tempo vilipendiada no processo de desenvolvimento”, enfatiza Dener.

“Nos 120 anos de abolição inacabada, e é importante dizer que é inacabada, porque não se concretizou, embora no dia 13 de maio de 1888 tenha sido dito que acabou a escravidão, na realidade, para a população negra, isso não ocorreu necessariamente. Depois de 120 anos a gente ainda encontra a população negra um pouco ligada a esse processo, por essa razão o nome 120 de uma abolição que ainda não se concretizou. Existem ainda na sociedade traços de uma sociedade colonial. É trazer esse ponto para reflexão, não só pelas pessoas negras, mas para todas as pessoas”, finaliza.

Confira a programação:
Dia 4, às 9h - Desfile de aniversário da cidade
Dia 7, às 19h30 - Sessão Afrocine no Centro de Cultura Afro-Brasileira
Dia 10, às 19h30, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” - Abertura da exposição “Trajetos de Luta: da escravização à emancipação”
Dia 12 - Colocação de placas de identificação em árvores simbólicas para a comunidade negra, ao redor do Centro de Cultura Afro-Brasileira
Dia 13, às 19h - Palestra “Racismo e Discriminação Racial: 120 anos de Abolição Inacabada”, no Centro de Cultura Afro-Brasileira
Dia 15, a partir das 9h - Campeonato da Comunidade Negra “Festa Afro-descendente”
Dia 16, a partir das 12h - “Festa da Consciência Negra”, na quadra da Escola de Samba Rosas Negra
Dia 19, às 19h - Palestra sobre a “Saúde da População Negra – anemia falciforme”, no Centro de Cultura Afro-Brasileira
Dia 20 - 5ª Marcha da Consciência Negra em São Paulo, concentração no MASP
Dia 20, às 19h - “As Várias Faces da Cultura Negra”, no Teatro Municipal de São Carlos, com homenagem à artista Chica Lopes; Abertura da Exposição “Retratos de Mulheres” com fotografias de Essio Pallone Filho; Lançamento do livro “Casa Grande e Senzala”, de Marcos Antonio Leite Brandão
Dia 21, às 13h30 - “Musical Afro-Brasileiro”, na EMEB “Artur Natalino Deriggi”
Dia 21, às 20h - Missa Afro-Brasileira “Celebrar a liberdade, afirmando a negritude”, na Igreja de Santa Rita
Dia 22, às 13h30 - “Musical Afro-Brasileiro”, na Teia – Casa de Criações
Dia 22, às 10h - Aulão de Capoeira com o Mestre Taroba, na Praça do Mercado
Dia 23, das 9h às 22h - II Sanca Hip Hop
Dia 28, 19h30 - Sessão do Afro-cine, no Centro de Cultura Afro-Brasileira

(30/10/08)