INCLUSÃO DIGITAL PDF Imprimir E-mail

Alunos recebem certificados de conclusão de curso.

 

 

QUASE MIL ALUNOS E 162 PESSOAS DA COMUNIDADES CONCLUÍRAM O CURSO DE INFORMÁTICA

 

A Prefeitura, por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, entregou nesta segunda, dia 1º, no Ginásio do Salesianos, certificados de conclusão de curso para 995 alunos da rede municipal de ensino e para 162 pessoas da comunidade que concluíram o curso de informática oferecido dentro do Programa de Inclusão Digital (PID) nas Escolas do Futuro. Na oportunidade, também foram entregues os livros da série “Escola Escreve”, um projeto em que os alunos escreveram livros sob diversos temas, que tiveram a coordenação do escritor Paulo Riani.

 

O evento contou a participação do prefeito Newton Lima, do vice-prefeito Emerson Leal, da secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, da diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, da diretora do SIBI, Lourdes Moraes, do coordenador do programa nas Escolas do Futuro, Décio Lago, e do escritor Paulo Riani.

 

As aulas são ministradas nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) e o curso é coordenado pela FESC, inclusive com a distribuição de apostilas com todo o conteúdo trabalhado durante o semestre. Somente nas Escolas do Futuro já foram alfabetizadas 4.385 crianças. Desde 2003, quando efetivamente o PID foi implantado em São Carlos, já que anteriormente a Prefeitura nunca tinha investido em inclusão digital, mais de 12 mil pessoas já concluíram um dos cursos oferecidos.

 

A Prefeitura possui hoje em funcionamento 26 pontos de inclusão digital: 9 postos nas Escolas do Futuro (no Caic foram montados dois postos), 1 em Santa Eudóxia, 1 no Campus 2 da FESC (Vila Prado), 1 na Cáritas Paroquial São Nicolau de Flue, 1 na Universidade Aberta do Brasil - Pólo UAB, 1 na Biblioteca Municipal – Infocentro, 1 no Centro Comunitário do Cidade Aracy, 1 no Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Droga – CAPS-AD, 1 no Centro de Economia Solidária Herbert de Souza, 1 no Salesianos São Carlos, 1 no Centro de Referência da Mulher, 1 na ONG Amigos São Judas Tadeu – Antenor Garcia, 1 no Nosso Lar, Telecentro do Campus 1 da FESC, Telecentro de Água Vermelha, Telecentro da Estação Cultura, Telecentro do Tiro de Guerra e o Telecentro do Santa Felícia.

 

Em breve, devem ser inaugurados mais dois pontos: um posto no Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla” e um Telecentro Comunitário no Cidade Aracy, totalizando 28 pontos. No próximo ano, também serão implantados postos de inclusão digital nos Centros da Juventude do Monte Carlo e do Cidade Aracy II. “Os alunos devem aproveitar essa oportunidade. Hoje a informática é indispensável no processo de aprendizagem. Essa parceria com a FESC nos possibilita oferecer curso de qualidade dentro da própria escola. Esse apoio que recebemos para montar as turmas e na distribuição do material didático sem custo para os alunos é fundamental no sucesso do programa”, comentou Géria.

 

A diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, faz questão de reforçar aos alunos para que guardem o certificado emitido pela Fundação. “O certificado é válido para currículo e para comprovar que o aluno já teve uma iniciação na área de informática. Hoje qualquer pessoa precisa ser alfabetizada digitalmente, e é isso que oferecemos nos nossos cursos do Programa de Inclusão Digital”.

 

Para o prefeito Newton Lima, que fez questão de entregar os certificados para os representantes de cada turma, um parceiro importante da inclusão digital é a educação. “Implantamos o PID em todas as Escolas do Futuro, pois entendemos que a inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada. Educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial desse processo.”

 

Escola-Escreve

Os alunos do projeto Escola-Escreve, idealizado pelo escritor Paulo Riani e desenvolvido nas oito Escolas do Futuro com os alunos do 1º, 2º e 3º anos e das 3ª e 4ª séries do ensino fundamental que escreveram 5 volumes com poesias, contos, paródias e fábulas, também receberam do prefeito Newton Lima os livros que produziram. São cinco títulos escritos: A Cor da Amizade – produção EMEB “Arthur Natalino Deriggi”, Os Sonhos da Escola Mágica – EMEBs “Dalila Galli” e “Antônio Stella Moruzzi”, Asas de um Sonho – EMEBs “Angelina Dagnone de Melo” e “Maria Ermantina Tarpani”, Grandes Histórias de Pequenos Autores – EMEB “Afonso Fioca Vitali” e Recuperando Valores – EMEBs “Carmine Botta” e “Janete Lia”.

 

O projeto tem aprovação do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura e os livros foram patrocinados pela Petroquímica Triunfo, do Rio Grande do Sul, e serão distribuídos para todos os alunos da rede pública municipal.

 

(01/12/08)