» SÃO CARLOS PARTICIPA DE SEMANA NACIONAL DOS EVENTOS PDF Imprimir E-mail
Azevedo, Barretto e Mariana: turismo como mola propulsora do desenvolvimento.

O diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo, e a gerente executiva do Bureau Terras Altas, Mariana Azevedo, participaram da 2.ª Semana Nacional dos Eventos, ocorrida no período de 3 a 5, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Com a presença do ministro do Turismo Luiz Barretto, este encontro reuniu as principais lideranças empresariais do setor turístico, com o intuito de debater novas tendências e perspectivas de mercado. “A dinâmica desta semana proporciona inúmeros contatos para investimentos em nosso município, onde a instalação da Cidade da Bioenergia constitui nosso principal chamariz”, observou Azevedo.

 

Em seu discurso, o ministro Barretto avaliou que o setor turístico está conseguindo amenizar os efeitos da crise financeira internacional no Brasil, onde o mercado de eventos é o grande gerador de receitas inserido no empreendedorismo e na criatividade dos empresários. A Copa do Mundo de 2014 será uma excelente alavanca para expansão dos negócios de turismo, onde o país receberá U$ 5 bilhões de divisas estrangeiras, aumentando o número de postos de trabalho. “Atualmente, o setor de turismo movimenta cerca de R$ 33 bilhões gerando mais de 700 mil empregos por ano”, informou Barretto.

 

Intercâmbio produtivo

Esta semana foi organizada pelas entidades do setor, entre elas: Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef), Associação de Marketing Promocional (Ampro), Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB) e União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe). Representando 15 municípios de sua microregião, os membros de São Carlos também participaram do Congresso Brasileiro de Conventions Bureaux e o Bureau Terras Altas. “A troca de experiências entre os bureaus foi muito produtiva, pois identificamos a necessidade de expandir as parcerias entre a iniciativa privada e o poder público”, enfatizou Mariana.

 

(08/12/08)