HOMENAGEM PDF Imprimir E-mail

Espaços no Edifício Sesquicentenário homenageiam São-carlenses.

 

São-carlenses são homenageados com Sala de Imprensa e

Auditório no Paço Municipal

 

Na noite de segunda-feira, dia 8, o prefeito Newton Lima, acompanhado da primeira-dama Ana Lima, do vice-prefeito Emerson Leal e da vereadora Diana Cury, representando a Câmara Municipal, inaugurou no Paço Municipal a Sala de Imprensa “Geraldo Eugênio Toledo Piza” e o Auditório “Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior”. Os dois espaços no Edifício Sesquicentenário homenageiam ilustres personalidades da história recente de São Carlos, que muito contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e intelectual, não só do município mas também do país.

 

O renomado filósofo Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, que dá nome ao auditório de 157 lugares, foi professor titular de filosofia na Universidade Federal de São Carlos. Antes de ser docente da UFSCar, Bento Prado foi cassado pelo regime militar e desligado da USP em abril de 1969 por um Decreto Presidencial, que também aposentou precocemente 23 docentes daquela instituição. Exilou-se em Paris até 1974. Considerado um dos maiores filósofos brasileiros da atualidade, ingressou na UFSCar em 17 de junho de 1977. Em 1998 ganhou o título de professor emérito da USP. Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior morreu em 12 de janeiro de 2007, aos 69 anos. O outro homenageado da noite foi o radialista Geraldo Eugênio Toledo Piza, que deu nome à Sala de Imprensa do Paço Municipal, um espaço equipado com computadores, exclusivo para os profissionais de imprensa que cobrem os eventos realizados nas dependências do Paço.

 

Empresário do ramo das comunicações, Geraldo Eugênio começou a trabalhar em rádio aos 16 anos, na Rádio Progresso AM (hoje Clube), que acabava de ser inaugurada na cidade. Com os irmãos Gerson Edson “Juquita” e Marcos Fernandes fundaram a empresa Topiza de agenciamento de publicidade. Em seguida, criaram a Top Master, que produzia gravadores e demais equipamentos utilizados em emissoras de rádio. Recebeu o título de industrial do ano em 1986. Geraldo Eugênio Toledo Piza faleceu aos 48 anos de idade, em abril de 1991.

 

“Nós da família Toledo Pisa ficamos muito felizes com esse reconhecimento que a Prefeitura faz ao dar o nome do meu querido irmão Geraldo Eugênio a esta sala, como representante não só da radiofonia, mas de toda a imprensa de São Carlos. Agradeço ao prefeito Newton Lima e a sua equipe por essa homenagem, em meu nome e em nome de toda a nossa família”, disse emocionado o radialista Gerson Edson de Toledo Piza.

 

Em seu discurso, o prefeito Newton Lima exaltou a importância dos dois homenageados para o desenvolvimento de São Carlos.

 

Geraldo Eugênio foi um empresário da área de comunicação, que muito fez pela nossa cidade nessa área. Sem a comunicação não se constrói uma cidade forte como esta, uma comunicação séria, com empresários sérios. O Geraldo Eugenio foi um empresário moderno, tanto pelo lado da comunicação quanto pelo lado empresarial, e o Juquita, seu irmão, deu continuidade a esse trabalho. Soma-se a isso à dimensão de São Carlos como Athenas Paulista, a cidade do conhecimento, e ninguém melhor traduziu o conhecimento da humanidade em nossa cidade como o professor Bento Prado, não apenas um dos maiores filósofos brasileiros, mas um dos maiores do mundo, que sempre lutou pela reconstrução democrática do país. Por tudo isso, que essa homenagem ao radialista Geraldo Eugênio e ao professor Bento Prado é uma cerimônia cheia de simbolismos e significados”, destacou o prefeito.

 

 

(09/12/08)