» PREFEITO INAUGURA PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DE PRÉDIOS HISTÓRICOS PDF Imprimir E-mail

Na última segunda-feira, dia 8, no Paço Municipal, foi colocada a primeira das 25 placas de identificação dos prédios históricos de nossa cidade. As placas contam com o nome atual e o original dos edifícios e a data de construção – no caso do Paço Municipal, seu primeiro nome foi “Grande Hotel Municipal”, no ano de 1962.

 

Na ocasião também ocorreram a inauguração do auditório que homenageia o professor Bento Prado de Almeida Júnior e da sala de imprensa oficial do Paço Municipal, que leva o nome do empresário e radialista Geraldo Eugênio Toledo Piza, e também o lançamento dos livros “Café, Indústria e Conhecimento São Carlos, uma história de 150 anos”, de Oswaldo Truzzi, Paulo Reali Nunes e Ricardo Tikian, e “Contos Premiados, São Carlos 150 anos”, escrito por 17 autores que participaram do concurso de contos relacionados a São Carlos, em 2007, ano do sesquicentenário do município, editados pela Edufscar e Imprensa Oficial do Estado.

 

Fizeram parte da mesa, além do prefeito Newton Lima e da primeira-dama Ana Lima, o coordenador da Imprensa Oficial Carlos Taufik Haddad, o promotor Paulo Reali Nunes, o professor da UFSCar Osvaldo Truzzi, a vice-presidente da Fundação Pró-Memória Leila Massarão (representando a diretora presidente da Fundação Pró-Memória Ana Lúcia Cerávolo), a vereadora Diana Cury, o vice-prefeito Emerson Leal, a esposa de Bento Prado de Almeida Júnior, professora Lúcia Prado, a esposa de Geraldo Eugênio Toledo Piza, Maria Candida Oliveira Martins Toledo Piza, o prefeito eleito Oswaldo Barba e Modesto Carvalhosa, da Fazenda Pinhal. Também estiveram presentes autoridades, familiares e amigos dos homenageados.

 

As placas para identificar os imóveis com características históricas, além do texto em português, apresentam também um resumo em dois idiomas, inglês e espanhol, para atender aos turistas estrangeiros que visitam nossa cidade.

 

Foram incluídos outros idiomas nas placas por sugestão do Departamento de Fomento ao Turismo, além de outras sugestões e inclusão de novos edifícios dados pelos conselheiros do Conselho Municipal de Turismo (Comunitur), onde a proposta foi apresentada.

 

Imóveis históricos

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, concluiu a pesquisa de cerca de 60 imóveis com características históricas, que constam do anexo XIX da Lei Municipal n° 13.692/05, que trata da Planta Genérica do Município. Com esses dados foram confeccionadas as primeiras placas de identificação que contam de forma resumida a história de cada uma das construções.

 

“Todos esses acontecimentos, a colocação dessas placas de identificação dos prédios históricos, a inauguração do auditório Bento Prado de Almeida Junior e da sala de imprensa Geraldo Eugênio de Toledo Piza são de suma importância, pois com isso estamos escrevendo mais uma página bonita na história da preservação da nossa cidade”, diosse o prefeito Newton Lima.

 

Grande Hotel

O Grande Hotel é um exemplar da arquitetura moderna, e foi primeiro edifício vertical da área urbana de São Carlos. O projeto, objeto de concurso, é do arquiteto polonês Lucjan Korngold (1897-1963), tendo as obras sido iniciadas em 1954 e finalizadas em 1962, ano em que passou a funcionar.

 

Nas décadas seguintes o prédio passou pelas mãos de diferentes administradores e proprietários, sofrendo duas grandes reformas nas décadas de 1970 e de 1980.

 

Em 2004, o prédio foi adquirido pela Prefeitura Municipal de São Carlos e passou por um processo de adequação do espaço para novos usos e de recuperação de algumas das características originais do edifício. A partir de 2007, o prédio assumiu a função de Paço Municipal.

 

 

(10/12/08)