FESC PDF Imprimir E-mail
Alunos da 13ª turma da UATI concluíram o curso regular.


 

FESC celebra formatura da 13.ª turma da UATI

 

Durante a noite de quarta-feira (10), a Fundação Educacional São Carlos (FESC) organizou a cerimônia de formatura da 13.ª turma da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), englobando 22 alunos do campus I (Vila Nery) e mais 23 do campus II (Vila Prado), que concluíram o Módulo I (curso regular). O evento foi realizado na sede do Instituto Cultural Ítalo- Brasileiro (ICIB), contando com a presença da diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, da coordenadora da UATI, Maria Cecília Villani Purquerio, e do gerente do Escritório Regional Centro Paulista do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae/SP), Fábio Ângelo Bonassi. “O aprendizado se estende por toda nossa vida, sendo que os conhecimentos adquiridos na terceira idade proporcionam mais entusiasmo aos alunos”, observou Elisabeth.

 

Fundada no ano de 1995 como projeto de extensão da Escola de Biblioteconomia e Documentação e da Escola de Educação Física, ambas transferidas para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a UATI é voltada para pessoas com mais de 40 anos, e nesses 13 anos de existência já inscreveu cerca de 7 mil interessados. O conteúdo pedagógico é distribuído em cursos regulares, módulos optativos, oficinas, projetos especiais e atividades complementares. Ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2001, o prefeito Newton Lima determinou a elaboração de um novo plano de ensino, que estabeleceu processos formativos nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer, cidadania e trabalho. “Nossa grande conquista para os próximos anos é o Centro Esportivo da UATI, que será construído com quadra coberta com arquibancada, piscina aquecida e área para ginástica”, informou Maria Cecília.

 

O curso regular constitui a parte fixa do currículo, onde são oferecidas as seguintes disciplinas: Tai Chi-Chi Kung I, Expressão Corporal I, Fisioterapia e Promoção da Saúde I, Educação Musical, Artes Cênicas e Cidadania e Terceira Idade. Esta etapa oferece 120 vagas no campi Vila Nery e 60 no campi Vila Prado. O módulo optativo equivale ao segundo ano, apresentando uma grade curricular mais flexível, onde são disponibilizadas 30 vagas em cada uma das 7 turmas, no total de 6 disciplinas. As oficinas são caracterizadas pela diversidade temática e pedagógica viabilizadas pela prestação de serviços de profissionais especializados. As atividades complementares promovem uma diversidade de eventos, entre eles grupo de dança, seresta, samba, teatro, origami, vôlei adaptado, tai chi e coral. Somando todas estas ações da UATI, no ano de 2008, foram feitas cerca de 2 mil matrículas.

 

Renda madura

Esta cerimônia também entregou certificados para 19 alunos que participaram do projeto “Inclusão Produtiva na Terceira Idade”, em parceria com o Sebrae. Como conclusão deste curso, foi realizada nos dias 5 e 6 a I Feira de Empreendedorismo na Maturidade ART & UATI. Com o slogan “Arteiros Produzindo na Maturidade”, os participantes venderam seus produtos, conquistando uma nova forma de trabalho e complementação de renda. “Este projeto é magnífico, pois implanta a cultura do empreendedorismo na reinserção da vida socioeconômica de pessoas da terceira idade, proporcionando um significativo reforço no orçamento mensal”, elogiou Bonassi.

 

(11/12/08)