» TVE SÃO CARLOS TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FIM DE ANO PDF Imprimir E-mail

A TV Educativa de São Carlos, mantida pela Prefeitura através da FESC, exibirá uma programação especial nesse fim de ano. Entre os dias 23 de dezembro de 2008 e 2 de janeiro de 2009, das 19h30 às 20h30, a emissora abre espaço para vídeos, documentários, longas e curtas-metragens produzidos dentro e fora de São Carlos. A programação diferenciada atende ao princípio básico da tv pública e educativa: dar visibilidade às iniciativas que promovam educação e cultura, garantam a pluralidade e levem produtos de qualidade aos cidadãos de São Carlos.

 

A programação especial inclui a exibição do primeiro longa da cidade, “Sábado à Noite”, do recém finalizado “Testemunha Oculta”, do diretor Zé Pintor, do longa-metragem internacional “Arte do Mundo”, que mostra diferentes olhares de diretores de todo o planeta com relação aos direitos humanos, e três documentários produzidos pela Fundação Pró-Memória. Nesse período, não haverá apresentação do Informativo TVE São Carlos nem do programa Convergência.

 

A TV Educativa de São Carlos opera em caráter experimental pelo canal 48 UHF (tv aberta) e pelo 11 da Net. Confira a programação:

 

Arte do Mundo.                                                                             Sábado à Noite.

 

Dias 23 e 31/12 – “Arte do Mundo”

Em comemoração aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, a TVE exibe o especial “Arte do Mundo” produzido pela ONU em parceria com o SESCTV. São 22 curtas produzidos por cineastas de diferentes partes do mundo. A diversidade de paisagens, pessoas e situações, fazem dessa produção uma experiência ímpar e deixa evidente que nossos direitos são básicos em qualquer lugar do planeta.

 

Dias 24/12 e 01/01 – “Sábado à Noite”

Nesses dois dias, a TVE apresenta o primeiro longa-metragem criado e produzido em São Carlos: “Sábado à noite”. O filme é uma ficção que conta a história de um passageiro obrigado a passar uma hora na cidade. Escrito na Oficina Cultural com a participação de 22 jovens, o filme foi feito pela Rocambole Produções em 15 noites. É a primeira apresentação do filme na TV, e a classificação indicativa é 14 anos.

 

Dia 25/12- “Histórias e Memórias”

O distrito de Santa Eudóxia está em foco no documentário “Histórias e Memórias”. Produzido pela Fundação Pró-Memória, é um registro de seus moradores e das curiosidades locais.

 

Dias 26/12 e 02/01- “Testemunha Oculta”.

Com o apoio do Festival Contato e do CineUFSCar, o projeto iniciado há quase 40 anos foi finalizado. Zé Pintor produziu o filme com atores locais, mas não teve como concluir. O filme de suspense foi exibido durante anos sem som, e somente agora, com o trabalho de formandos do Curso de Imagem e Som da UFSCar, ele foi finalizado. Um orgulho para Zé Pintor, para a UFSCar e, principalmente, para São Carlos. A classificação indicativa é 14 anos.

 

Dia 29/12- “Flores de Maio”

A luta do movimento negro em São Carlos é tema do documentário “Flores de Maio”. A transformação da sociedade e a luta do movimento são contadas por quem viveu na pele a discriminação e o preconceito. É uma coletânea de depoimentos pessoais que revisita um passado por vezes esquecido em São Carlos.

 

Dia 30/12 - “Dekassegui” e “Viola Social Clube”

O documentário “Dekassegui”, produzido pela Fundação Pró-Memória, investiga a vida daqueles que partiram do Brasil e tentaram voltar às suas raízes no Japão. Uma oportunidade única de também prestigiar o ano do centenário da migração japonesa no Brasil. O segundo documentário a ser exibido nesse dia é “Viola Social Clube”, produzido por alunos de Imagem e Som da UFSCar há quatro anos. O documentário faz um recorte do encontro dos violeiros nas manhãs de domingo em São Carlos com a proposta de manter viva essa tradição.

 

(19/12/08)