SALESIANOS PDF Imprimir E-mail

Prefeito inaugura Espaço Salesianos “Dom Luciano Mendes de Almeida”.

 

NEWTON INAUGURA ESPAÇO SALESIANOS NO SÃO CARLOS VIII

 

Durante a manhã deste último sábado (20), o prefeito Newton Lima prestigiou a solenidade de inauguração do Espaço Salesianos “Dom Luciano Mendes de Almeida”, que contou com a presença de diversas autoridades eclesiásticas, do Ministério Público (MP) e da iniciativa privada. Este novo projeto se localiza na rua Oscar Ferreira, 300, no bairro São Carlos VIII. “A criança e o adolescente têm que ser prioridade de toda esfera governamental, e nesses oito anos me esforcei ao máximo para melhorar as condições socioeconômicas e criar novas oportunidades aos menores carentes”, relembrou Newton.

 

Com uma filosofia educativa, cultural e comunitária, o Espaço Salesianos é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Carlos, Faber-Castell Brasil, Grupo Encalso/Damha e o Salesianos São Carlos. Com o custo global de R$ 360 mil, a Prefeitura cedeu o terreno em regime de comodato por 45 anos, a Encalso efetuou as obras de terraplenagem, um grupo de voluntários da Faber construiu o prédio e o Salesianos será responsável pela administração. “Sempre que apresentei uma idéia ou projeto que atendesse com dignidade e respeito os menores de baixa renda, obtive todas as portas abertas pelo prefeito”, agradeceu o diretor do Salesianos São Carlos, padre Agnaldo Soares Lima.

 

Com aulas no período matutino e vespertino, este novo centro educativo possui capacidade para 200 alunos (100/manhã e 100/tarde). Serão ministradas aulas de dança, música, canto, teatro, desenho, pintura e artesanato. “Sem a parceria com instituições empresariais e organizações não governamentais, nós não teríamos montado esta expressiva rede de proteção social, que transforma São Carlos na Capital da Solidariedade”, observou Newton.

 

Currículo de boas ações

Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em outubro de 1930, Dom Luciano faleceu em agosto de 2006 (75 anos), ocupando o cargo de arcebispo de Mariana (MG). Foi o criador da Pastoral do Menor e exerceu a função de bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo. Responsável pela Pastoral do Menor no período de 1976 a 1988, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 1987 a 1994, onde foi secretário-geral de 1979 a 1987. Também foi vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) de 1995 a 1998.

 

(22/12/08)