VESTIBULAR UAB PDF Imprimir E-mail

 

INSCRIÇÃO  PARA O VESTIBULAR DA UAB SE ENCERRA NA SEXTA

 

O vestibular para os cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa desenvolvido em parceria entre a Prefeitura, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Ministério da Educação (MEC), podem ser feitas até a próxima sexta-feira (9) exclusivamente pela internet (www.vunesp.com.br).

A taxa de inscrição é de R$ 70,00.  A convocação para as provas será divulgada no site da Vunesp a partir do próximo dia 19. As provas serão realizadas no dia 1° de fevereiro em várias locais da cidade.

O Pólo Municipal de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em São Carlos já está funcionando ao lado do Palacete Conde do Pinhal, antigo Laboratório Adolfo Lutz, no centro da cidade. O prédio, que passou por uma grande reforma com investimento de R$ 433.310,07 por parte da Prefeitura de São Carlos, abriga salas de aula, laboratórios, computadores, biblioteca e os tutores. Além do ambiente virtual, o aluno tem acesso ao material impresso e aos CDs-ROMs que o auxiliam a estudar os conteúdos sem necessariamente acessar a internet. A Fundação Educacional São Carlos (FESC) é a responsável pela gestão do pólo e a UFSCar pela coordenação dos cursos e pelo conteúdo das disciplinas.

 

laboratorio-da-uab-site“O prédio foi totalmente reformado de acordo com as necessidades do programa e para melhor atender os alunos que freqüentam o Pólo mensalmente. Já estamos com um laboratório montado com 50 computadores que foram encaminhados pelo MEC e conforme formos ampliando o programa, já que em breve também vamos oferecer cursos de pós-graduação à distância, vamos adequando as instalações. O prédio ficou com uma arquitetura moderna e com espaço suficiente para atender a demanda”, explicou a diretora presidente da FESC, Elisete Perdrazzani.

Já o Prefeito Oswaldo Barba, ex-reitor da UFSCar, garante que a qualidade dos cursos oferecidos pela UAB é a mesma dos cursos presenciais. “A Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a Prefeitura, foi uma das primeiras a abraçar o programa da UAB porque viu a possibilidade de levar ensino de qualidade para regiões ainda não atendidas com o ensino superior”.

Este é o segundo vestibular para os cursos da UAB em São Carlos. Para o vestibular 2009 estão sendo oferecidas 40 vagas para Pedagogia e 30 para Sistema de Informação. Para o curso de Educação Musical o vestibular já foi realizado no início de 2008, quando foram abertas 50 vagas.

 

Como os cursos serão semipresenciais, uma parte da informação e dos conhecimentos construídos pelo aluno será desenvolvida à distância e outra, que envolve atividades e avaliações específicas, será realizada no novo Pólo.
Mais informações sobre o vestibular podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-6300, no Disque Vunesp ou pelo site www.vestibular.ufscar.br. Para obter informações sobre o Programa Universidade Aberta do Brasil basta entrar em contato com na secretaria do Pólo pelos telefones (16) 3413-2951 ou 3413-2953.

Pós-Graduação
Pelo termo assinado no final do ano passado entre a Prefeitura e o Núcleo da UAB da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a partir desse ano também serão oferecidos, no Pólo Municipal de Apoio Presencial da UAB São Carlos, na modalidade à distância, cursos de pós-graduação na área de saúde: Especialização em Informática em Saúde, Especialização em Gestão para Enfermeiros, Especialização em Cuidados Pré-Natal e Aperfeiçoamento em Cuidados Primários em Oftalmologia, Reflexo Vermelho e Fundo de Olho.

Dos 4 cursos, 3 são para enfermeiros com graduação em Enfermagem concluída, sendo Pós-Graduação lato sensu – especialização. Já o curso na área de Oftalmologia, também lato sensu, é destinado à capacitação de médicos. Os cursos têm duração de 1 ano, em média 400 horas/aula e 50 vagas cada. A data para as inscrições desses cursos serão divulgadas previamente.

(07/01/09)