» MULHERES ARTESÃS EXPÕEM NO SHOPPING ATÉ O DIA 18 PDF Imprimir E-mail

O grupo “Artesanato Amor e Arte”, criado e apoiado pela Prefeitura de São Carlos, estará no Shopping Iguatemi até o dia 18 deste mês. Em um dos quiosques do Shopping é possível conhecer o trabalho das oito mulheres que formam o grupo e que faz parte da Rede de Comercialização Solidária de Produtos Artesanais. Os trabalhos também podem ser encontrados na Praça do Comércio, onde elas mantêm um box que atende no período da tarde durante a semana e no período da manhã aos sábados.

 

De acordo com a secretária Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, o projeto nasceu há três anos com um grupo de voluntárias que trabalhavam no centro comunitário Maria Stela Fagá. O objetivo foi criar uma política que gerasse renda para a população que recebe os cartões de transferência, como o Bolsa Família, Renda Cidadã e Cartão Alimentação.

 

“Queriamos que as artesãs saíssem do centro comunitário Maria Stela Fagá, que fossem para outros centros comunitários ou outros centros de referencia da assistência social. O objetivo era capacitar as pessoas atendidas pelos programas de transferência de renda”, conta Rose.

 

Segundo levantamento da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, São Carlos tem 7.309 famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade social, das quais 5.568 são beneficiadas pelos Programas de Transferência de Renda.

 

No projeto “Artesanato Amor e Arte” as artesãs têm a liberdade de escolher como realizarão as compras da matéria-prima, como irão confeccionar o produto, individual ou coletivamente, utilizando o tempo livre em sua residência. A idéia é que adequem sua rotina de trabalho às suas necessidades pessoais e familiares. O trabalho coletivo acontece na comercialização do artesanato, com regras e critérios estabelecidos de forma democrática, baseados nos princípios da Economia Solidária, valorizando o trabalho e sem competição.

 

A Prefeitura cedeu um box na Praça do Comércio para a venda e divulgação dos produtos. Oferece ainda assessoria e acompanhamento direto, apoio na participação em feiras e outros eventos, cursos sobre empreendedorismo e formação de preços, além de promover a articulação com outros grupos de artesãos de São Carlos e região.

 

Segundo a secretária de Cidadania, o box tem a finalidade de transformar-se no primeiro espaço de mulheres atendidas pelos cursos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos Centros Comunitários. “Estas artesãs nos ajudaram a construir os critérios para o projeto, valorizando a qualidade, oferecendo cursos para garantir a melhoria para outras artesãs, dando inclusive preferência para as moradoras dos bairros onde se concentram os bolsões de pobreza”, diz a secretária.

 

“Essas mulheres começaram com um trabalho bem pequeno, mas foram crescendo e se organizando, hoje são uma referencia no município e na região”, destaca Rose.

 

Sob a marca própria, Artesanato Amor e Arte, o grupo confecciona peças em crochê, macramê, ponto cruz, vagonite e outras técnicas artesanais. Elas aceitam encomendas e podem ser encontradas no telefone 3376 0178.

 

(08/01/09)