PRIMEIRA-DAMA ASSUME FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE PDF Imprimir E-mail

Cidinha em reunião na Secretaria de Cidadania. A primeira-dama de São Carlos, Cidinha Duarte, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do Município, cargo não remunerado, esteve dia 13 reunida com a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, para discutir os futuros programas que serão desenvolvidos junto ao Fundo, órgão vinculado à Cidadania.

 

Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Assistência Social, Tânia Castilho e a chefe da Divisão de Política e Atendimento ao Idoso e as Pessoas Portadoras de Deficiência, Fátima Regina Rodrigues.

 

O Fundo Social de Solidariedade do Município foi criado em São Carlos em 1983, por força da Lei Nº. 8951 para fazer assistência social direta e auxiliar na promoção humana.

 

Cidinha Duarte explicou que nessa primeira etapa está conhecendo os projetos já desenvolvidos pela Cidadania. “Pretendemos desenvolver uma série de programas, mobilizar a comunidade por meio de campanhas e eventos, visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população mais necessitada. O objetivo é auxiliar o cidadão a superar as suas próprias limitações e não apenas dar uma ajuda eventual”.

 

A primeira-dama ressaltou, ainda, que as ações do Fundo serão sempre realizadas em parceria com as secretarias municipais, instituições sociais, empresas e sociedade civil. “Nesse primeiro momento estamos analisando uma forma de dinamizar o Conselho Deliberativo do Fundo para futuramente buscarmos recursos junto ao governo do estado”, destacou.

 

Para Rose Mendes o Fundo Social de Solidariedade é de extrema importância para a administração, pois contribui na área social do município. “Já desenvolvemos uma série de programas que têm como objetivo garantir a inclusão e a geração de emprego e renda, como os cursos que oferecemos nos centro comunitários em parceria com a Universidade Aberta do Trabalhador, agora juntamente com o Fundo poderemos ampliar as nossas atividades”.

 

Acompanhada da secretária Rose Mendes, Cidinha Duarte fará uma série de visitas para conhecer todos os espaços da assistência social, como os centros comunitários do município, Centro de Referência do Idoso, Centro de Referência da Mulher, Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência, Albergue Infantil, Albergue Noturno, entre outros.

 

O Fundo Social de Solidariedade do Município de São Carlos funciona na rua Jesuíno de Arruda, nº. 2.285, no centro.

 

(13/01/09)