» PRÓ-MEMÓRIA ORGANIZA ACERVO DA SECRETARIA DE FAZENDA PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São de Carlos efetuou a contratação de uma bibliotecária para realizar os serviços de organização dos documentos da Secretaria de Fazenda, compreendendo processos da Divisão de Contabilidade no período de 1993 a 2008. A responsabilidade deste trabalho é da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

De acordo com a diretora presidente em exercício da Fundação Pró-Memória, Kellen Cristina Braghim de Moraes, objetivo do trabalho é a disponibilização, de forma organizada, do acervo. Com isso a tarefa diária dos servidores públicos será facilitada, além de agilizar o atendimento das demandas.

“Em uma primeira etapa foi feito um diagnóstico do acervo documental com a identificação dos tipos documentais, do período de guarda e da massa acumulada, passo essencial para conhecer o material a ser organizado”, diz Kellen.

Toda essa fase foi acompanhada por funcionários da Secretaria Municipal de Fazenda e pela Chefe da Divisão de Protocolo e Arquivo, Maria Terezinha Straforin de Oliveira. Na etapa seguinte os documentos foram identificados com as principais informações que foram anotadas numa planilha com o número de processo, ano, mês, volume, número de tesouraria, mês de encerramento, assunto e interessado.

A chefe da divisão de arquivo e documentação da Fundação Pró-Memória, Luiza Akemi Shimada, diz que para finalizar o trabalho foi feita a organização física dos documentos que compreendeu no acondicionamento em caixas-arquivo, em correta disposição e identificadas adequadamente.

“Todo o tratamento técnico dos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Fazenda foi supervisionado por uma bibliotecária, com o auxílio de 4 alunas do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos, contratadas pela Secretaria Municipal de Fazenda, sob coordenação da Fundação Pró-Memória”, informa Luiza Shimada.

O acervo fica nas dependências do SIM – Sistema Integrado do Município, localizado à Rua Major José Inácio esquina com a rua Dona Alexandrina.

 

(22/01/09)