EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail

BARBA DÁ BOAS VINDAS AOS DIRETORES DE ESCOLAS

Antecipando o início do ano letivo da rede municipal de ensino, que começa no dia 11 de fevereiro, o prefeito Oswaldo Barba se reuniu na manhã de sexta-feira (30) com os 53 diretores dos Centros Municipais de Edução Infantil (CEMEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). O encontro, que também teve participação da secretária de Educação, Lourdes Moraes, serviu para o prefeito apresentar à equipe de diretores algumas diretrizes da política educacional do município.

Barba disse que a educação de São Carlos evoluiu muito nos últimos anos, entretanto, precisa melhorar ainda mais. Para isso, a Prefeitura irá priorizar a área de educação infantil, que atende crianças de três meses a cinco anos, além da capacitação dos professores e a construção de novas escolas, ampliando o número de vagas.

“A primeira medida do governo municipal em relação à educação foi a contratação de 200 professores efetivos. Queremos reduzir o número de profissionais temporários, para que os diretores possam implantar um plano pedagógico com continuidade e comprometimento de todos os docentes”, afirmou Barba.

Ele lembrou ainda que a partir deste ano começam a construção de seis CEMEIs (dois no bairro Cidade Aracy, um no Ipanema, um no Douradinho e um no São Carlos VIII), além da ampliação do CEMEI Maria Lucia Marrara, no Santa Felícia, e reforma do CEMEI Osmar de Martini, na Redenção.

“Também pretendemos buscar mais recursos com o governo federal para melhorarmos a atual estrutura física das escolas, mas estes investimentos somente terão resultados se todos os diretores, professores e demais funcionários trabalharem em conjunto, focalizando a educação como uma verdadeira rede de ensino”.

A secretária de Educação também ressaltou o apoio de todos os profissionais para garantir o êxito da política educacional em São Carlos. “Por isso pretendo estreitar o relacionamento com as escolas, fazendo visitas constantes, conversando com professores e conhecendo de perto as deficiências que possam existir nas unidades educacionais”, disse Lourdes Moraes. 

Contratação
Na sexta-feira (30), os 200 novos professores que foram chamados pela Prefeitura estiveram na Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas para efetivar a contratação. Eles já participarão da atribuição de aulas, que acontece entre os dias 5 e 7 de fevereiro, e começam a lecionar no dia 11 de fevereiro.

(30/01/09)