» SÃO CARLOS INTEGRA O COMITÊ DE BACIAS DO RIO MOGI-GUAÇU PDF Imprimir E-mail

Representando o prefeito Oswaldo Barba, o vice Emerson Leal e o coordenador de Meio Ambiente, Paulo Mancini, participaram, nesta sexta-feira (30), de uma reunião com 43 prefeitos e seus representantes dos municípios da bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu para definir as 14 cidades titulares e 14 suplentes que comporão o comitê.

Ficou definido no encontro que São Carlos será membro titular; seu suplente será Descalvado. As eleições que referendam as  escolhas  ocorrem em março e o presidente do comitê deve ser o prefeito de Jaboticabal, José Carlos Hori.

Paulo Mancini informou que a participação de São Carlos no Comitê da Bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçu é importante porque dois terços do município são cobertos pelo rio e encontram-se nas regiões de Santa Eudóxia e Água Vermelha, locais em que estão eixos de desenvolvimento da cidade, com a implantação, em breve, da Cidade da Bioenergia.

“Os comitês têm papel deliberativo e são compostos por representantes do Poder Público e da sociedade civil. Eles demonstram a preocupação que as cidades devem adotar para a preservação do meio ambiente e da água, além de ser um canal na captação de recursos”, observou o coordenador de meio ambiente de São Carlos. Para investimentos em projetos voltados ao meio ambiente, o comitê terá R$ 3,5 milhões em 2009.

O vice-prefeito Emerson Leal lembrou que a cidade já integra o Comitê de Bacias do Rio Tietê-Jacaré desde 2002. “A participação de São Carlos nos dois comitês representa a preocupação que nós temos com a preservação do meio ambiente. Lembramos que na região em que existe a cobertura da bacia Mogi-Guaçu, especificamente na região de Água Vermelha, temos o tratamento de esgoto. E em toda a cidade já iniciamos o processo de tratamento do esgoto com a instalação da ETE Monjolinho”, destacou. Também participam dos dois comitês o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Apasc (Associação de Proteção Ambiental de São Carlos).

(30/01/09)