REUNIÕES DO OP 2009 COMEÇAM SEGUNDA-FEIRA Imprimir
A partir do dia 16 de março, a Prefeitura inicia o ciclo de reuniões do Orçamento Participativo (OP) 2009. A novidade deste ano é que, além dos encontros regionais, haverá as discussões temáticas sobre políticas públicas a serem implantadas em São Carlos nas seguintes áreas: Qualidade Ambiental, Desporto, Direitos de Cidadania, Saúde, Organização da Cidade e Desenvolvimento Urbano, Transporte e Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Cultura, Juventude e Educação.

A primeira reunião do OP acontece na segunda-feira (16), às 19h, no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro (ICIB), localizado na rua General Osório, 1.904, Centro. Os moradores de todas as regiões da cidade podem participar da reunião que tem como tema “Qualidade Ambiental”. A abertura será realizada pelo prefeito Oswaldo Barba.

Durante o encontro, haverá apresentação da situação ambiental de São Carlos, do abastecimento de água potável no município e o início das discussões sobre o Plano Municipal de Saneamento Ambiental.

As outras reuniões que acontecem nesta semana são: terça-feira (17), às 19h, o CEMEI Walter Blanco sedia a reunião da região do Santa Felícia; quinta-feira (19), às 19h, na Embrapa Instrumentação Agropecuária acontece a reunião da região do Santa Mônica; no sábado (21), às 14h30, terá a reunião da região do Centro no ICIB, e às 17h30, na Escola Estadual Conde do Pinhal a reunião do Santa Paula; no domingo (22), às 10h a reunião é em Água Vermelha, no Centro Comunitário. O calendário completo está disponível no site da Prefeitura de São Carlos.

A coordenadora do Orçamento Participativo e Relações Governo e Comunidade, Géria Montanari, ressalta que neste primeiro ciclo de reuniões, que começa dia 16 de março e termina 13 de abril, possui caráter mais informativo, pois há prestação de contas sobre as obras e serviços realizados pela Prefeitura em cada região e apresentação de propostas por parte da população. “Somente nas reuniões em agosto e setembro que a comunidade votará nas obras eleitas como prioritárias para a região”, explica.

Melhor atendimento
Nos dias 9 e 10, o prefeito Oswaldo Barba se reuniu com cerca de 300 gestores públicos da cidade para convocá-los a participarem das discussões do Orçamento Participativo nos bairros onde trabalham. O prefeito entende que por atuarem em equipamentos públicos espalhados pela cidade, os gestores conhecem melhor as necessidade da população, podendo contribuir para definir as prioridades do bairro.

“Além disso, as reuniões do OP serão fontes de informação para os gestores saberem sobre todos os serviços prestados pela Prefeitura e, assim, orientarem os moradores para o local adequado para resolver o seus problemas. Precisamos trabalhar integrados para melhorar ainda mais o serviço público prestado à população”, afirma Barba.

(13/03/09)