CONSELHO DE ESCOLA: COMUNIDADE PODE AJUDAR A ADMINISTRAR UNIDADES PDF Imprimir E-mail
Participar das decisões que são tomadas nas escolas é uma possibilidade para todo são-carlense que tem filhos matriculados em unidades da rede municipal de ensino. Essa atuação pode ser feita através dos conselhos de escolas, que começam eleger seus conselheiros durante o mês de abril.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está mobilizando a população para se candidatar ao cargo de conselheiro e contribuir para melhorar as escolas municipais. “Acreditamos que a participação da comunidade é essencial para se desenvolver uma educação de qualidade no município”, afirma a secretária de Educação, Lourdes Moraes.

O conselho de escola é um grupo formado por pais, professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade. Suas funções são consultivas e deliberativas, estabelecendo no âmbito da escola diretrizes e critérios relativos à organização, funcionamento e relacionamento das unidades escolares com a comunidade, compatíveis com as orientações de política educacional da Secretaria Municipal de Educação.

“Atuando como conselheiro, pode-se decidir sobre aquilo que é ensinado, eventos que a escola poderá realizar, limpeza, como gastar o dinheiro que a escola recebe, a merenda escolar, o papel do diretor na escola, desenvolvimento da criança e muitas outras medidas”, esclarece Renata Ramos, chefe de Divisão da Escola Nossa.

Todas as 52 escolas da rede municipal terão eleição para o conselho de escola, o mandato do conselheiro é de um ano. Para obter informações sobre o processo eleitoral, basta ir à escola municipal do seu bairro.

(25/03/09)