EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail
seminario-educacao-039-site SÃO CARLOS DISCUTE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

O II Seminário de Educação Profissional, uma parceria do Senac São Carlos com a Prefeitura Municipal, através da Fundação Educacional São Carlos (FESC) foi aberto na manhã desta terça-feira (17) com a participação de 5 conferencistas e 12 debatedores com extensa bagagem profissional na área educacional, comunitária, política e organizacional.

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal o gerente do Senac, Jurandir dos Santos, o presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro, a secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, a diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazzani o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos, Ibaté, Brotas, Guatapará e Tambaú, Paulo Gullo, da professora do Senac/SP, Ana Luiza Marino Kuller e o ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima, além de vários profissionais da área da educação que estarão participando das mesas de debates durante os dois dias do evento.

Segundo o gerente do Senac, Jurandir dos Santos, “promover o relacionamento e o debate entre os especialistas e com as instituições que oferecem educação profissional pode garantir a assertividade nas ações e nas demandas para uma formação de boa qualidade, impulsionando o desenvolvimento do país”.

O vice-prefeito Emerson Leal ressaltou que a Educação é prioridade no governo do prefeito Oswaldo Barba. “Atualmente, investimos quase 32% do nosso orçamento na área de Educação, percentual superior ao determinado por lei, que é 25%”.

A diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazzani, destacou o papel da rede de capacitação profissional na cidade, uma das sementes do Fórum Municipal de Educação. “O entendimento da educação com o surgimento de novas frentes de trabalho alinhadas com o mesmo propósito de buscar a qualidade e o aperfeiçoamento do ensino é um marco que vai agregar um valor inestimável ao desenvolvimento pessoal dos agentes educacionais”.

Após a cerimônia de abertura foi ministrada a palestra com o tema “Educação Nacional: Indicadores e Metas”. Newton Lima destacou os avanços na área desde que a Lei 9.649/98 foi modificada pelo presidente Lula. “Durante a vigência dessa lei nenhuma escola técnica foi criada no Brasil. Já de 2002 até 2010, a previsão é que no total sejam criadas 214 novas escolas técnicas. Vale lembrar, também, que desde 2003 já foram criadas 12 novas universidades públicas”.

“Não podemos esquecer da Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançada em 2006 pelo Governo Federal, oferece cursos de educação superior semi-presenciais. Somente no estado de São Paulo temos hoje 36 pólos da UAB com quase 4 mil alunos atendidos”, ressaltou Lima.

Na sequência foi montada a primeira mesa de debates com a participação da secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, da representante da Diretoria de Ensino, Aparecida Fátima Martins da Silva e de Antonio Maurílio Barreiro Vilas Boas, da ETE – Paulino Botelho.

Lourdes Moraes garantiu que a meta da Prefeitura é atender, na Educação Infantil, 100% das crianças de 4 a 5 anos e 80% das crianças de 0 a 3 anos. “Para isso estamos construindo um Projeto Político Pedagógico que também inclui o Ensino Fundamental de 9 anos e o início da experiência da educação integral”.

Lourdes ressaltou que quanto a aprovação do projeto de lei por parte da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, que assegura vaga na educação infantil para crianças a partir dos 4 anos de idade, São Carlos não vai ter nenhum problema. “Hoje já garantimos para todas as crianças de 4 anos vagas nas escolas municipais”.

Nesta quarta-feira (18), a partir das 8h30, haverá a participação dos conferencistas e rodada de debates discutindo os temas: A avaliação da aprendizagem com ênfase no ensino profissionalizante, com a consultora do Senac/SP Professora Lea Depresbiteri, Rede de Educação Comunitária terá como conferencista o Professor do Senac São Carlos Eduardo Henrique Ferin da Cunha. O encerramento do evento terá a diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazani apresentando o projeto da Rede de Capacitação Profissional de São Carlos.


(17/11/09)