AGRICULTURA: NOVOS ALIMENTOS NA MERENDA PDF Imprimir E-mail
AGRICULTURA EXPERIMENTA NOVO ALIMENTO NA MERENDA

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, por meio sua Divisão de Alimentação Escolar, realizou na última semana os chamados testes de aceitabilidade recomendados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Resolução CD/FNDE nº. 38 de julho de 2009, sempre que um novo alimento for introduzido na merenda escolar.

Segundo o FNDE os testes de aceitabilidade devem ser aplicados aos alunos, com exceção daqueles matriculados na educação infantil na faixa etária de 0 a 3 anos (creche), sempre que ocorrer, no cardápio, a introdução de alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente. O produto testado é aprovado quando o resultado apresenta aceitação maior que 85%.

Segundo a chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Ana Bragatto, foram realizados testes de aceitabilidade em duas escolas municipais. “Aplicamos o teste para verificar a aceitação da sardinha em óleo comestível no cardápio da alimentação escolar. Cada aluno recebeu uma ficha e foi orientado a pintar a carinha que mais se assemelhava à satisfação quanto ao prato servido (Escala Hedônica)”.

Os pratos testados foram macarrão com molho de sardinha, que teve 94,41% de aprovação e pão com patê de sardinha (88% de aprovação). A sardinha em óleo comestível é altamente rica em ácidos graxos poliinsaturados, dentre eles o ômega 3, que auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e LDL-colesterol (colesterol ruim), enquanto pode favorecer o aumento do HDL–colesterol (colesterol bom). Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos.

Além dos benefícios nutricionais também foi levada em consideração a praticidade do produto, pois todas as segundas-feiras a escola não tem tempo hábil para descongelar as carnes, e agora poderá, além de preparações com ovos, oferecer no cardápio preparações com sardinha neste dia.

“Com a realização do teste e aprovação por parte dos alunos vamos poder introduzir a sardinha no cardápio escolar a partir do próximo ano”, comentou a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti.

(17/11/09)