EXPOSIÇÃO PDF Imprimir E-mail
EXPOSIÇÃO “REPÚBLICA, 120 ANOS 1889-2009”

A Fundação Pró-Memória de São Carlos realiza a exposição República, 120 anos – 1889-2009. A abertura será na terça-feira (24), às 18h30, no Paço Municipal.

O objetivo da exposição é mostrar, através dos debates mais recentes da historiografia, os eventos que envolveram a Proclamação da República no Brasil, redimensionando e avaliando seu impacto no país nos primeiros anos do novo Regime, além da sua construção ideológica e as transformações impostas pelo novo momento.

A exposição terá painéis com imagens, textos e objetos que apresentam aspectos da cidade nos anos seguidos à Proclamação da República.

Serão trabalhados ainda os reflexos da Proclamação em São Carlos, o cenário que se formou nos primeiros 10 anos de República e as mudanças empreendidas no ambiente político local e no perfil da cidade.

De acordo com a diretora presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, como esse ano o Brasil comemora o 120 anos de proclamação da República é oportuno fazer uma retrospectiva deste momento histórico.

“Vamos fazer uma retrospectiva do evento em si, e como ele vem sendo estudado pelos historiadores nas últimas décadas, uma revisão sobre a república do Brasil. Trazer um pouco dessa historiografia mais recente para uma linguagem de acesso ao público geral e também os reflexos da Proclamação da República em São Carlos. Para fazermos um balanço de como a República foi recebida e quais as mudanças para nossa cidade”, explica Ana Lúcia. A Exposição ficará montada no Paço Municipal até fevereiro de 2010.

(19/11/09)