ABUSO INFANTIL PDF Imprimir E-mail

ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM ATIVIDADES NO DIA MUNDIAL CONTRA O ABUSO INFANTIL


Nesta quinta-feira (19), as escolas da rede municipal de educação receberam apresentação e discussão de filmes, palestras, debates e distribuição de panfletos e cartazes que abordam a temática da prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

A ação fez parte do Dia Mundial contra o Abuso Infantil e foi desenvolvida por 50 professores e gestores comunitários que participaram neste ano do curso “Escola que Protege”, financiado pelo Ministério da Educação e realizado pelo Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev), vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSCar.

Além das atividades propostas, também foi elaborado, pelos participantes do curso, um manifesto em favor da garantia dos direitos das crianças em não sofrer violência. O material foi distribuído nas escolas e colheu assinaturas dos pais e pessoas da comunidade.

O curso “Escola que Protege” capacita os profissionais da educação para diagnosticar comportamentos indicativos de maus-tratos contra crianças e também ensina como agir diante de casos de abuso.

“O objetivo é discutir formas de identificar e encaminhar os casos de violência, ações de proteção e garantias aos direitos infantis”, explica a chefe de Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Cristina Paulino.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Octávio de Moura, no bairro Cruzeiro do Sul, foi uma das escolas que receberem atividades do Dia Mundial contra o Abuso Infantil. Os professores trabalharam com os estudantes de 4 a 5 anos as atitudes que são consideradas violência.

(19/11/09)