PREFEITURA FAZ EXPOSIÇÃO SOBRE OS 120 ANOS DE REPÚBLICA PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba abriu na quinta-feira (26), no Paço Municipal, a exposição “República, 120 anos – 1889-2009” promovida pela Fundação Pró-Memória de São Carlos. Além do prefeito, estavam presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro, e a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo.

A exposição traz painéis com imagens, textos e objetos que mostram aspectos do país e da cidade de São Carlos nos 10 anos primeiros anos após a proclamação da República.

Através dos debates mais recentes da historiografia, que estão presentes nesta exposição, é possível conhecer melhor os eventos que envolveram a proclamação da República no Brasil, redimensionando e avaliando seu impacto no país nos primeiros anos do novo regime, além da sua construção ideológica e as transformações impostas pelo novo momento.

De acordo com a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, a exposição é uma retrospectiva da proclamação. “Estamos mostrando um pouco da historiografia mais recente sobre a formação da República. Um balanço de como a ela foi recebida e as mudanças para nossa cidade”.

O presidente da Câmara Municipal Lineu Navarro parabenizou a Pró-Memória pela realização de mais este trabalhado. “Os funcionários da Fundação Pró-Memória estão mais uma vez de parabéns pelo trabalho de montagem dessa exposição, que dá a oportunidade à população de conhecer um pouco mais da história da República, com uma linguagem acessível ao público geral”.

O prefeito Oswaldo Barba convidou os moradores de São Carlos e região para visitarem a exposição “República, 120 anos – 1889-2009”, que fica montada no Paço Municipal até fevereiro de 2010. “É oportuno fazer uma retrospectiva deste momento histórico, em especial nesse ano de 2009, em que comemoramos 120 anos de República. Quero fazer um convite para que toda a população venha conhecer um pouco mais sobre a República do Brasil em nossa cidade”.


(27/11/09)