FÓRUM APROXIMA EMPRESAS DE INVESTIDORES PDF Imprimir E-mail
Fórum aproxima empresas tecnológicas de investidores

A cidade de São Carlos realiza no dia 3 de dezembro o 6º Seed Fórum da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O evento reúne 14 representantes de empreendimentos de base tecnológica da cidade e região, que estarão apresentando seus produtos e projetos para investidores financeiros.

O encontro será realizado na Embrapa Instrumentação Pecuária, das 14h às 19h, à Rua XV de Novembro, 1452, centro, São Carlos. Logo após a abertura, um painel vai apresentar o tema Importância e Perspectivas da Indústria de Capital Semente no Brasil.

Os empreendedores do setor tecnológico, presentes ao evento, integram o fundo de investimentos (Fintech). A iniciativa faz parte do Projeto Inovar da Finep, em parceria com a Agilis Consultoria. O fundo tem aporte previsto de R$ 15 milhões e deverá receber 40% dos investimentos da própria Finep, de 15% a 20% do grupo Damha, enquanto os demais 40% deverão vir de outros investidores privados.

O Projeto Inovar foi criado em 2001 pela Finep com o objetivo de desenvolver a indústria nacional de venture capitals (capitais de risco), inspirado no modelo norte-americano, que resultou no surgimento de grandes empresas como HP, Microsoft e Apple.

Marcos Bernasconi, diretor da Agilis Consultoria e responsável pelo fundo de São Carlos, explica que os empreendimentos passaram por critérios rigorosos de seleção na Finep, a cargo de uma banca especializada. “A previsão de retorno para os investidores do fundo deve ser de 200% a 300% sobre o capital, dependendo da performance das empresas investidas”, ressalta Bernasconi.

(01/12/09)