CRAS DO SANTA FELÍCIA EXPÕE TRABALHOS PDF Imprimir E-mail


Prefeito prestigia Mostra do CRAS do Santa Felícia

O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, da secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes e do administrador regional do Santa Felícia, Ailton Pereira, esteve nesta quinta-feira (3) no bairro prestigiando a 3ª edição da Mostra CRAS que também está sendo realizada nos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Cidade Aracy, Pacaembu e Vila São José.

A Mostra faz um balanço de todas as atividades desenvolvidas durante o ano, expõem os trabalhos confeccionados nos cursos de artesanato, bordado, biscuit, bijuterias e bordados em geral e faz apresentações dos grupos de música, dança, ginástica, das oficinas de circo e marionetes.

O CRAS faz parte do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), principal programa de Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Hoje a Prefeitura já possui 4 centros em funcionamento: Cidade Aracy, Pacaembu, Santa Felícia e Vila São José. Entre os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social nos CRAS estão: o de atenção integral à família, às crianças e adolescentes e às pessoas idosas; atendimento de pessoa com deficiência; programas de atividades físicas e alfabetização; além de capacitação básica e incentivo a inserção no mercado de trabalho.

Rose Mendes explicou que os programas, serviços e benefícios desenvolvidos junto aos CRAS destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente de pobreza, discriminações etárias, étnicas, gêneros ou deficiências. “Os nossos centros comunitários passaram a ser unidades de apoio das unidades do CRAS. Aqui no Santa Felícia atendemos 3.600 pessoas por ano. Somente em cursos e oficinas são mais de 200 por mês”.

Segundo o coordenador do CRAS do Santa Felícia, Marinaldo Fernando de Souza, a equipe técnica de profissionais que atuam no centro é composta por assistentes sociais e psicólogos que contam com o apoio de supervisores, auxiliares administrativos, educadores sociais e estagiários de várias áreas.

“O CRAS oferece um atendimento integrado nessa rede que estamos montando na cidade de São Carlos, que é a rede de proteção social. Através desses centros conseguimos atender aquele cidadão que necessita dos serviços oferecidos pelo poder público”, comentou o prefeito Barba.

Durante a visita o prefeito Oswaldo Barba assistiu a apresentação do grupo de jazz do Centro Comunitário do Parque Delta e dos alunos da oficina de marionetes do Santa Felícia. A mostra continua no próximo dia 11 no CRAS Cidade Aracy, a partir das 13h30, na rua 18, 430.

(04/12/09)