PATRULHEIROS FORMAM MAIS UMA TURMA PDF Imprimir E-mail


Barba destaca importância dos Patrulheiros na formação dos jovens

O prefeito Oswaldo Barba participou, na noite de quinta-feira (3), no Ginásio do São Carlos Clube, da formatura de 188 jovens do Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro (CAMP) “Dr. Marino da Costa Terra”. O prefeito foi o patrono da turma de formandos, que teve como paraninfo o professor Sérgio Mascarenhas. Atualmente, os patrulheiros atendem a 320 adolescentes entre 14 e 16 anos e 100 de 9 a 14 anos.

O CAMP oferece cursos de capacitação na área de administração, formando os chamados “Aprendizes”, que são encaminhados para as empresas, com direito à carteira assinada e direitos trabalhistas.

No período alternado em que estudam, esses jovens recebem formação técnico-profissional e reforço escolar, com intervalos para a prática de esportes e alimentação.

O presidente do CAMP, Carlos Alberto Caromano, destacou a importância da parceria da Prefeitura com a entidade para a inserção do jovem no mercado de trabalho. Atualmente, a administração possui 115 patrulheiros, que tem contrato de dois anos com a Prefeitura.

Eles exercem funções administrativas e recebem um salário mínimo e outros benefícios como FGTS, PIS e vale-transporte. “Agradecemos a todos os parceiros do Menino Patrulheiro, inclusive a Prefeitura de São Carlos, que dá essa importante oportunidade de emprego aos jovens”, disse.

Em seu discurso, o prefeito Barba comentou com os pais e formandos a pesquisa que apontou São Carlos como a cidade com o mais baixo índice de vulnerabilidade para jovens do país, de acordo com pesquisa do Ministério da Justiça. “Esse é o resultado das políticas públicas que aplicamos em apoio à criança e ao adolescente, que inclui o incentivo ao jovem em busca do seu primeiro emprego”, disse. “Dar oportunidade ao jovem é garantir o seu futuro”, acrescentou o prefeito.

Barba e o professor Mascarenhas também entregaram os certificados aos jovens que participaram da solenidade de formatura.


(04/12/09)