SÃO CARLOS PARTICIPA DO II ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES PÚBLICOS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PDF Imprimir E-mail

A diretora do Departamento de Agricultura, Helga Darezzo e a chefe da Divisão de Segurança Alimentar, Ana Paula Fagion, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), participaram na última semana, na Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda, em Brasília, do II Encontro Nacional de Gestores de Equipamentos Públicos e Nutrição (ENGEPAN).

No total 186 gestores públicos de 146 municípios e de 25 estados brasileiros, atuantes em equipamentos públicos de alimentação e nutrição (EPAN) conveniados com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estiveram reunidos no II ENGEPAN.

Durante o encontro foram avaliados os parâmetros de ações de integração e de institucionalização dos equipamentos públicos de alimentação e nutrição para garantir a sustentabilidade; aprovadas proposições de monitoramento dessas ações para diagnósticos e revisões possíveis nos programas do MDS e aperfeiçoamento do processo de formação de gestores.

O ENGEPAN também serviu para estabelecer intercâmbios e troca de experiências desenvolvidas nos municípios e/ou regiões, que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade social. Também sempre esteve presente no II Encontro o propósito de resgate de cidadania daqueles que são os portadores de direitos sociais - diante das políticas de SAN e do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) do país.

“Antes do encontro participamos de pré-encontros preparatórios virtuais para o aprofundamento antecipado diante dos temas propostos ao II Encontro e para reflexões diante de referenciais do DHAA, da Soberania Alimentar e da estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN)”, explicou Helga Darezzo.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, foi muito importante a participação de São Carlos no ENGEPAN para mostrar o trabalho realizado pela Prefeitura nessa área. “Durante o encontro a minha equipe pode apresentar fotos, vídeos, folders e banners das atividades que desenvolvemos aqui no município dentro do nosso Programa de Segurança Alimentar”.

O MDS também abriu espaço para a constituição de um grupo de 5 representantes do II ENGEPAN para participação, durante os meses de janeiro e fevereiro próximos, do processo de consolidação do plano de trabalho 2010 da SESAN / MDS. A escolha desses representantes será feita por votação, usando-se recursos da Rede Integrada de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional - REDESAN.

(23/12/09)