PREFEITURA, UFSCAR E USP DISCUTEM TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA PDF Imprimir E-mail
Para marcar a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura de São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP) organizaram uma série de discussões sobre o tema, que neste ano enfoca cinto de segurança e cadeirinha de bebê.

A abertura solene da Semana acontece na segunda (20), no auditório CCET – UFSCar. Nesta oportunidade os organizadores propõem reflexões que incentivem discussões e criem atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.

Entre as atividades da Semana estão programadas a realização do 8º Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Consetran), dividido em 10 categorias, que inscreveu 890 trabalhos neste ano. Também terá a cerimônia de premiação no dia 30 de setembro, onde serão distribuídos 71 prêmios.

Haverá ainda passeio ciclístico – Semana do Meio Ambiente e Dia Mundial sem carro – que visa conscientizar as pessoas de que é necessário preservar o meio ambiente, incentivando a adoção de práticas ecologicamente corretas, como uso da bicicleta, o meio de transporte mais sustentável do planeta, bem como melhorar a qualidade de vida da população e educar sobre os deslocamentos não motorizados, visando criar um pensamento para a mobilidade sustentável.

O passeio será realizado no dia 10 de outubro, às 9h, com saída e chegada no antigo kartódromo. Na chegada haverá sorteio de bicicletas e brindes e haverá premiação para o ciclista mais idoso (a), mais jovem (comprovar com RG), a bicicleta e o ciclista mais equipados com os itens de segurança e o maior grupo organizado identificado.

Programação da Semana Nacional do Trânsito – 18 a 25 de Setembro

Dia 20/09 - 19h - no auditório CCET – UFSCar - Abertura Solene – Prof. Dr. Targino de Araújo Filho, Reitor UFSCar, Profa. Dra. Marina Silveira Palhares, Pró-reitora Extensão UFSCar, Prof. Dr. Oswaldo Baptista Duarte Filho, Prefeito Municipal, Nilson Roberto de Barros Carneiro, Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Profa. Dra. Maria do Carmo Calijuri, Diretora EESC-USP.   
20h - Palestra: O trânsito na cidade de São Carlos – Arq. Nilson Roberto de Barros Carneiro - Secretário Municipal de Transporte e Trânsito de São Carlos.   
20h30 - Divulgação da 8ª edição do CONSETRAN – Concurso para Segurança e Educação no Trânsito   
21h - Apresentação CPSTU - Comissão Segurança no Trânsito UFSCar
Prof. Dr. Archimedes Raia Jr. – mestre e doutor em transportes/USP, Presidente CPSTU e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Trânsito/DECiv, co-autor do livro “Segurança no Trânsito”. Lançamento concurso de frases – CPSTU - Profa. Dra. Susi Lippi – doutora em membro Comissão Segurança no Trânsito da UFSCar e vice-coordenadora do Depto. Psicologia.

• Dia 21 - 8h às 10h – no Auditório do Depto. Psicologia – UFSCar - Palestra: Stress e Comportamento de Risco Trânsito, Profa. Dra. Raquel Almqvist – doutora em psicologia do trânsito, membro titular da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do CONTRAN, Diretora do Departamento de Psicologia da Associação Brasileira de Medicina de Trafego   
16h às 18h - no Anfiteatro da Biblioteca Comunitária/ UFSCar - Palestra: Papel da Tecnologia na Mobilidade e Segurança no Trânsito, Eng. José Mario de Andrade – especialista em gestão de segurança e Diretor Negócios Internacionais Perkons S.A. – Curitiba   
19h às 22h – no SENAC São Carlos - palestra: A mobilidade e inclusão de pessoas com deficiência (CONDEF) – Conselho Nacional Deficientes
Ana Carmem Dias (deficiente visual, pós-graduada em didática e metodologia do ensino e em Educação Especial, responsável pelo Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho – Agência do Trabalhador de Maringá – PR.   

• Dia 22 - 10h às 12h – no Anfiteatro da Biblioteca Comunitária palestra: A segurança do modo de transporte motocicleta. / UFSCar Hist. M.Sc. Heloísa Martins – mestre em Administração Pública e Planejamento-FGV, gerente de segurança de trânsito da CET-Companhia Engenharia de Tráfego-SP, co-autora do livro “Rota de colisão: a cidade, o trânsito e você”.   
14h às 17h – no Auditório do Paço Municipal - Palestra: Acidentes em área escolar: diagnóstico e possíveis soluções. Prof. Dr. João Virgílio Merighi - Presidente da ANDIT-Associação Nacional de Infra-estrutura e Transportes, Professor da Universidade Mackenzie.
19h - Lançamento do Concurso de Foto e Vídeo sobre Mobilidade e Educação no Trânsito de São Carlos – Prefeitura Municipal de São Carlos   
19h30 às 22h - Palestra: A mobilidade em São Carlos: problemas e desafios Prof. Dr. Antônio Nélson Rodrigues da Silva – mestre e doutor em Transportes, Departamento de Transportes, Escola de Engenharia de São Carlos, autor de diversos livros.   

• Dia 23 – 8h às 11h - no auditório Paço Municipal mini-curso sobre Segurança no Trânsito, eng. M.Sc. Magaly Romão – ex-Secretaria de Trânsito e Transportes de Jau, especialista em segurança viária, professora da FATEC-Jaú, Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito 2007.   
14h às 16h - Gincana de Trânsito Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - Programa de Educação para o Trânsito    .
19h às 22h - Palestra: Estudos observacionais do antes e depois da segurança no trânsito Eng. Dra Bárbara Bezerra - sub-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Segurança do Trânsito-USP, co-autora do livro “Segurança no Trânsito”.

Dia 24 - 8h às 10h - no auditório Depto. Psicologia – UFSCar - palestra: O idoso em movimento: desafios da circulação humana em uma sociedade para todas as idades Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro – professor do Curso de Gerontologia e do PPGCTS/UFSCar, Coordenador do Programa de Extensão Gerontologia: Gestão da Velhice Saudável.   
14h às 16h – no auditório - Paço Municipal - palestra: Criança Segura no Trânsito Psic. Jaqueline Soares Magalhães - Mestre em Psicologia/USP e Especialista em Gestão de Projetos Sociais/SENAC-SP, Coordenadora de Mobilização da CRIANÇA SEGURA Safe Kids no Brasil   

• Dia 30 - 14h às 17h na quadra Poliesportiva do SESC     - Premiação do 8º CONSETRAN – Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito. Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – Programa de Educação para o Trânsito.   

Dia 10 de outubro – 9h – no kartódromo-shopping-kartódromo,    
“Passeio Ciclístico – sua segurança em exercício”.

(17/09/2010)