PREFEITURA CAPACITA AGRICULTORES EM AGROECOLOGIA PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, capacitará os produtores rurais, agricultores familiares do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e fornecedores do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) sobre práticas agroecológicas.

Com um investimento de R$ 51.583,64, que é resultado de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, os agricultores receberão orientações técnicas, participarão de aulas práticas e receberão insumos (como adubos e sementes) e até combustível para incentivar este tipo de sistema.

Nesta sexta-feira (19), o prefeito Oswaldo Barba e a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento Regina Bortolotti fizeram a entrega dos insumos para os agricultores familiares.

Segundo Regina Bortolotti, deste valor total, R$ 32 mil serão utilizados na aquisição de insumos. “A Prefeitura tem um compromisso sério com os agricultores. Através deste projeto piloto, nós ofereceremos orientações técnicas e distribuiremos os insumos para que os agricultores produzam alimentos de qualidade e que não prejudicam o meio ambiente”.

Para o prefeito Barba, esta iniciativa é mais uma ação do Poder Público para recuperar a agricultura familiar. “Nós temos uma política de valorização do agricultor. Por isto, atualmente, vocês produzem e a Prefeitura compra os alimentos que são utilizados na merenda escolar e nos restaurantes populares. Mas nós queremos que vocês produzam mais e que não somente a Prefeitura, mas que outras pessoas possam comprar os seus alimentos. Para isso, este projeto é fundamental. Através deste sistema, os alimentos terão menos resíduos tóxicos e com isso terão mais valor. Este trabalho que a Prefeitura faz com os agricultores pertence a uma cadeia importante, que atinge crianças e jovens, além das entidades assistenciais de nossa cidade”.

Aprovação
De acordo com o agricultor familiar Rogério Pereira, este projeto da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento será muito bom. “Este sistema vai nos ajudar muito”.

O agricultor Luiz Donizete Marcato afirmou estar muito empolgado com o projeto. “Nunca ninguém fez nada pelos agricultores. Eu acho que esta ação da prefeitura muito importante”.

A Agroecologia
De acordo o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Carlos Mourão, oito agricultores cederam suas propriedades para as atividades de campo. A expectativa é que, a cada “Dia de Campo”, aproximadamente 30 agricultores familiares participem.

Mourão explicou que com este sistema, os agricultores respeitarão o meio ambiente desde o preparo do solo até a colheita. “Na primeira etapa será realizada uma análise do solo com a orientação de um engenheiro. Em seguida, serão utilizadas as mudas e sementes. Depois, através de um monitoramento feito pelo Manejo Integrado de Pragas, os engenheiros agrônomos irão verificar se a praga está no nível de controle ou não. Se for necessário, é feito uma pulverização controlada com produtos de pequenas toxicidades. Estes produtos não matam inimigos naturais, não prejudicam o meio ambiente e não prejudicam as pessoas que trabalham com ele. Finalizando, respeita-se o período de carência para a realização da colheita que irá garantir que o produto não tenha nenhum tipo de resíduo. Por todos estes motivos que afirmamos que estes alimentos serão mais seguros”.

(19/11/2010)