Capacitação de agricultores PDF Imprimir E-mail


Curso aborda manejo reprodutivo de ovinos

No último dia 18, a Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Embrapa Pecuária Sudeste, realizou a terceira palestra do curso de Ovinocultura da região Central do Estado de São Paulo.

Aproximadamente 50 pessoas participaram da palestra e da aula demonstrativa que abordaram o tema “Manejo Reprodutivo de Ovinos” e “Utilização de Pastagem para Ovinos”. As atividades foram realizadas na Embrapa Pecuária Sudeste com os palestrantes Rui Machado (Embrapa) e Luciana Gerdes (Instituto de Zootecnia de Nova Odessa).

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador do curso, Caio Solci, esta palestra superou novamente as expectativas dos organizadores. “É interessante e surpreendente a atenção e interação que o público mostrou neste dia de palestras. Na parte da manhã foi realizada a parte teórica com as palestras sobre manejo reprodutivo e de pastagem. No período da tarde foi feito mais um dia de campo que foi de extrema importância para os participantes, que em sua maioria são agricultores familiares e conheciam muito pouco sobre a cultura”, explicou.

Próxima palestra
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de carneiros da região, incentivando os atuais produtores, resgatando antigos produtores e apresentando a cultura de ovinos como fonte alternativa de renda para os agricultores familiares, este curso realizará a quarta palestra no próximo dia 7 de dezembro.

O evento será realizado na Embrapa Pecuária Sudeste e trabalhará os seguintes temas: “Controle de Parasitas em Ovinos”, “Doenças Infecciosas em Ovinos”, “Viabilidade Econômica/Planejamento Estratégico” e “Sistema Agro-silvo-pastoril envolvendo Ovinos”.

(23/11/2010)