PROCON ORIENTA SOBRE COMPRAS DE ENFEITES DE NATAL PDF Imprimir E-mail
O Procon São Carlos, órgão de defesa do consumidor ligado à Secretaria de Governo, orienta a população sobre as compras de enfeites de Natal. O uso de jogos de pisca-pisca é um dos itens que requer atenção ao consumidor. Em primeiro lugar, é bom lembrar que manter o pisca-pisca ligado tem impacto na conta de luz no fim do mês. Sendo assim, verifique as informações sobre sua potência elétrica na embalagem. Essa informação é dada em Watts. Quanto maior for a potência, maior será o consumo do enfeite. “A recomendação é saber a procedência de fabricação do produto ou procurar as alternativas que o mercado oferece, em substituição às lâmpadas, e que proporcionam o mesmo efeito luminoso”, alerta Juliana Rossi, diretora do Departamento de Defesa do Consumidor.

Outras recomendações
O Procon recomenda ao consumidor que não realize instalações elétricas sem conhecimento prévio de segurança. A contratação de um profissional habilitado para orientar na aquisição de dispositivos e na instalação é um dos requisitos sugeridos pelo órgão de defesa do consumidor.

Não comprar produtos sem certificação e preferir os enfeites adequados para cada instalação, por exemplo, para áreas externas completam a lista de sugestões do Procon.

Dúvidas e informações podem ser obtidas no Procon São Carlos, que fica na avenida São Carlos, 1.800, Centro. Atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

(25/11/2010)