SECRETARIA DE AGRICULTURA IRÁ ADQUIRIR PRODUTOS DA COOPERATIVA DOS ASSENTADOS DA REGIÃO OESTE PDF Imprimir E-mail
Nesta sexta-feira (10), a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de São Carlos, Regina Bortolotti, e o diretor de Agricultura e de Apoio à Agricultura Familiar, Álvaro Rizzoli receberam a visita do assessor do gabinete da presidência regional do Incra em São Paulo, Vinicius Mônaco, do presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Oeste do Estado de São Paulo (COAPAR), Valdecir Pereira de Aquino, e do tesoureiro da cooperativa  Arailton Conceição Felippe.

Durante a reunião foi definido que a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento irá adquirir, através do convênio Compra Direta Local (Programa de Aquisição de Alimentos - PAA) firmado entre a Prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Social, produtos como leite e bebida láctea desta cooperativa.

Segundo a secretária Regina Bortolotti, estes produtos irão suprir a demanda dos restaurantes populares e também das doações feitas às entidades parceiras do Banco de Alimentos. “Atualmente, nós temos 27 entidades cadastradas”, salientou.

Regina explicou que esta decisão da Secretaria Municipal também atende a Resolução 38 de 2009 do PNAE/FNDE que obriga que no mínimo 30% dos produtos destinados a merenda escolar sejam oriundos da pequena agricultura familiar, organizados em cooperativas, associações ou grupos formais e informais e individuais.

Para a secretária municipal, este programa, que foi implantado na Prefeitura de São Carlos em 2008, é muito importante. “Este programa é bastante interessante porque permite não só constituir o Poder Público em um canal eficiente e organizado de escoamento da produção familiar, como também é fator de geração de emprego, trabalho e renda”.

Em 2009, este programa foi ampliado e a Prefeitura de São Carlos investiu somente na agricultura familiar da cidade e regional aproximadamente R$ 2.300.000,00.

(10/12/2010)