SÃO CARLOS TEM SALDO DE 1.732 EMPREGOS EM 2010 PDF Imprimir E-mail
A cidade de São Carlos mantém tendência de crescimento na oferta de emprego e já apresenta saldo positivo de 1.732 trabalhadores com carteira assinada entre janeiro e novembro desse ano. No período, o emprego evoluiu 2,69% no município segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta quinta-feira (16). 

A construção civil foi o setor com melhor desempenho desde o início do ano em São Carlos, com saldo de 205 vagas e variação positiva de 9,88%. Em segundo lugar está o comércio, com saldo de 904 vagas e variação positiva de 6,98%. Dos oito setores pesquisados pelo Caged, apenas as áreas de extrativismo mineral e agropecuária apresentaram leve variação negativa entre janeiro e novembro.

O prefeito Oswaldo Barba comemorou os resultados e avalia que a tendência de bom crescimento deve continuar no próximo ano. “São Carlos atrai novos investimentos a cada dia e a política exitosa do governo federal vai continuar criando novos empregos em todo país”, analisa. Segundo ele, o setor da construção civil deve manter forte aquecimento em 2011 com a continuação do programa Minha Casa, Minha Vida. “Não é só um novo lar para milhares de famílias, mas a oportunidade de emprego para os cidadãos são-carlenses”, ressalta Barba. 

Brasil
O Ministério do Trabalho informou que Região Sudeste do país gerou mais de 52 mil novos postos de trabalho formais no mês de novembro. O resultado representa a melhor colocação nacional, sendo seguida pela região Sul (44 mil), Nordeste (37 mil), Norte (5 mil) e Centro-Oeste (-821). Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, ressaltou que desde o início do governo Lula, em 2003, já foram criados 15,068 milhões de empregos com carteira assinada. “O Brasil é o maior gerador de empregos formais em 2010 entre os países do G-20 e um dos países do mundo onde o salário médio cresceu acima da média”, frisou Lupi.

(16/12/2010)