Ovinocultores capacitados PDF Imprimir E-mail
curso-ovinocultura-0-site curso-ovinocultura-1-site

Curso de Ovinocultura encerra ano com grande sucesso

Nesta sexta-feira (17), agricultores familiares de São Carlos participaram da última palestra do 1º Curso de Ovinocultura da região Central do Estado de São Paulo. Promovido pela Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Embrapa Pecuária Sudeste, esta capacitação reuniu aproximadamente 80 agricultores durante o período de setembro a dezembro em quatro encontros com palestras e aulas demonstrativas diretamente no campo.

A palestra de encerramento foi realizada no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar de São Carlos (CETAF) e contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Cidinha Duarte, da secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, da delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Judith Magalhães Gomes e de vários representantes da Embrapa.

Segundo a secretária Regina Bortolotti, uma das prioridades da Prefeitura de São Carlos é capacitar os agricultores familiares. "Faz parte da nossa luta capacitar os pequenos produtores e incentivá-los a se tornarem grandes produtores. Isto é o nosso compromisso social. Através deste curso tenho certeza que São Carlos também terá um núcleo de apoio a introdução de ovinocultura”.

Para o prefeito Barba, o sucesso deste curso é resultado da dedicação da secretária Regina e sua equipe. “A Regina se dedica demais a esta formação dos agricultores e juntamente com sua equipe trabalhou muito para que este evento se tornasse realidade. Quero agradecer ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Embrapa que sempre apóia nossas atividades e esta parceria está se intensificando cada vez mais, a Duale Alimentos que é o frigorífico especializado em cortes de ovinos e finalmente quero agradecer aos agricultores que deixaram o seu trabalho no campo e aceitaram o convite para fazer este curso”.

Barba enalteceu também o trabalho dos palestrantes. “Para criar, tem que conhecer e nada melhor que aprender com quem pesquisa e comercializa os carneiros. Este curso, mais uma vez, justifica a construção deste espaço (Cetaf) que foi construído especificamente para a formação dos agricultores”.

Aprovação
A delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Judith Magalhães Gomes, aprovou o curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. “A Prefeitura, com recursos do MDA, está investindo nesta atividade, que além de parecer muito rentável, diversifica o produto oferecido na região. A Secretaria Municipal trabalhou com bastante afinco neste projeto, que vai além do oferecimento do curso”.

Para o agricultor José João Pinheiro Barroso, o curso foi excelente. “Aprendemos muita coisa e nós precisávamos disto. Este curso foi como uma alavanca e nós vamos aproveitar esta oportunidade para colocar tudo que nós aprendemos em prática. Quero agradecer a todos que organizaram. Eu estou muito grato”.

(20/12/2010)