ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS EMOCIONA PÚBLICO NA CATEDRAL DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Na noite de sexta-feira (dia 17), o público que lotou a Catedral de São Carlos se emocionou durante o concerto da Orquestra Sinfônica Heliópolis e do Coral da Gente. Com um repertório composto por O Guarani (Carlos Gomes), A Flauta Mágica (Mozart) e pelas tradicionais canções natalinas como Natal Branco, Noite Feliz, Adeste Fideles, Glória In Excelsis Deo, entre outras, a Orquestra e o Coral interagiram com o público, sob o batuta do maestro Edilson Ventureli.

A apresentação da Orquestra faz parte do programa Natal Iluminado, organizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Carlos e com a Associação Comercial da cidade (Acisc). O concerto contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Cidinha Duarte, do vice-prefeito Emerson Leal, da coordenadora de Artes e Cultura Telma Olivieri, dos secretários municipais Nivaldo Sigoli (Serviços Públicos) e Marcos Martinelli (Ciência e Tecnologia), de Guilherme Afif Domingos Filho (representando a Facesp), de Alfredo Maffei Neto da Acisc, além de milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Para o prefeito Barba, receber esta orquestra em São Carlos é motivo de muito orgulho. “É um presente para nossa cidade assistir a um espetáculo como este. E saber que esta apresentação é fruto de um trabalho que não tem como objetivo somente formar músicos, mas contribuir na formação de pessoas melhores, ampliando as oportunidades para o futuro de milhares de jovens, me deixa muito emocionado”.

Finalizando o concerto, os integrantes da orquestra e do coral demonstraram que o talento não está apenas na execução das canções.  A convite do maestro Ventureli, os músicos tocaram e dançaram durante a apresentação de grandes sucessos da música brasileira como “Brasileirinho”, “Só Danço Samba” e “Aquarela do Brasil”, empolgando ainda mais o público presente.  

Luzes
Em seguida foi realizada a segunda parte do projeto Natal Iluminado 2010 que contou com a projeção de luzes produzidas especialmente para a fachada da Catedral de São Carlos.

Ao som de outras músicas natalinas, a fachada da Catedral ganhou imagens dos três reis magos, de estrelas, da Sagrada Família e do Menino Jesus, de muitos anjos, enfeites típicos do Natal, entre outros, com uma infinidade de formatos, cores, tonalidades e efeitos.

A Sinfônica

A Sinfônica de Heliópolis é composta por 75 músicos entre seis e 26 anos que vieram acompanhados do Coral Gente, que dos seus 892 músicos, trouxe para São Carlos cerca de 40.

Criador da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, o Instituto Baccarelli é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem por missão oferecer formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e a oportunidade de profissionalização, com foco em crianças e jovens.

Localizada na comunidade de Heliópolis, Zona Sul de São Paulo, a entidade gerencia os programas: Coral da Gente, de iniciação e aperfeiçoamento em canto coral com técnicas de expressão cênica; Orquestra do Amanhã, de iniciação e aprimoramento em estudo de instrumentos e Sinfônica Heliópolis, de prática orquestral. Hoje são atendidas cerca de 1,1 mil crianças e jovens a partir de seis anos.


(20/12/2010)