Percursos em S.Carlos PDF Imprimir E-mail
Percursos-volume-2-004-site Percursos-volume-2-022-site

Prefeito Barba lança segunda edição do projeto Percursos

O prefeito Oswaldo Barba e a diretora presidente da Fundação Pró Memória Ana Lúcia Cerávolo lançaram, nesta quinta-feira (16), o projeto Percursos Volume 2. Criado em abril de 2009, este projeto identifica imóveis declarados de interesse histórico-cultural com placas e materiais de divulgação, permitindo que a população e os visitantes conheçam o patrimônio arquitetônico de São Carlos, além de saberem como ocorreram as alterações na área urbana.

Na primeira edição 24 imóveis foram destacados e neste segundo volume lançado nesta quinta-feira outros 25 locais foram incluídos, totalizando 49 imóveis de interesse histórico-cultural.

Os materiais de divulgação incluem uma publicação que mostra o conjunto dos bens identificados e um mapa de bolso com os 49 locais destacados no projeto que será comercializado com um preço acessível. Também foram instalados cinco totens com informações sobre o projeto Percursos em locais estratégicos da cidade.

Segundo o prefeito Barba, São Carlos é uma das poucas cidades que possuem ações para estimular a preservação do patrimônio histórico. “Este projeto foi um pedido meu. Nós sabemos que a vocação de São Carlos é o turismo de negócios, mas este projeto tem muito a agregar. Com as placas nos imóveis, os visitantes e até os moradores de São Carlos saberão quais são as características, as qualidades arquitetônicas do imóvel e sua história”.

Como outro exemplo de iniciativa para proteção do patrimônio histórico, Barba citou a legislação criada que oferece desconto no IPTU de prédios históricos. “A Prefeitura ampliou o número de imóveis históricos que poderão ser beneficiados com até isenção total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De 114 imóveis beneficiados, a Prefeitura ampliou para 165 novas propriedades cadastradas”.

Locais Selecionados
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Ana Lúcia, neste segundo volume do projeto, foram incluídas praças públicas e duas fazendas: Santa Maria (Monjolinho) e Fazenda Pinhal. “No primeiro volume foram selecionados imóveis na área urbana. Neste segundo volume nós incluímos estas praças e as fazendas para demonstrar que o nosso patrimônio não é somente urbano, mas rural também. Nossa meta é destacar até 100 imóveis através deste projeto até o ano de 2012”.

Ana Lúcia explicou que todo material do projeto (publicação e mapa de bolso) serão comercializados na Estação Cultura, no Posto de Informações Turísticas do Shopping e no Centro de Informações Turísticas. Saiba mais no link: http://www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br//?conteudo&id=140.

(20/12/2010)