PREFEITURA CONTRATA SERVIÇO INÉDITO DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail
Prefeitura contrata serviço inédito para a Saúde de São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, via Secretaria Municipal de Saúde, contratou por meio de licitação,  modalidade pregão eletrônico, a empresa Carvalho Medicina Diagnóstica para oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) 600 sessões anuais de Oxigenoterapia Hiperbárica. O equipamento foi instalado pela empresa na Santa Casa de São Carlos e tem capacidade de atender até 10 pacientes por dia.

O contrato com a empresa de Jundiaí foi assinado no sábado (9) na Santa Casa pelo prefeito Oswaldo Barba, juntamente com o provedor da Santa Casa, António Valério Morillas, o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, e o representante da empresa Carvalho Medicina e Diagnóstico,  Carlos Alberto de Carvalho. A Prefeitura irá pagar pelo novo serviço R$ 167,4 mil por ano. Os secretários João Pedrazzani (Governo) e Leandro Severo (Comunicação), o presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano, e o presidente do Sahudes, organização social que administra o Hospital Escola, Celso Luiz Pedrino, também foram algumas das autoridades presentes no evento.

O tratamento dos pacientes do SUS teve início nesta segunda-feira (11), na Santa Casa e vai dinamizar o atendimento dos pacientes que antes eram encaminhados para tratamento na cidade de Ribeirão Preto.

O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior, disse que a parceria entre a irmandade e a Prefeitura tem avançado muito nos últimos anos. “Sem dúvida nenhuma a população da nossa cidade e da região vai ser beneficiada com o novo serviço que passamos a oferecer”, completou. O diretor da Unimed/São Carlos, Luiz Roberto Dib Mathias Duarte, parabenizou a Santa Casa e a Prefeitura por mais uma parceria. “Esse novo serviço mostra a disposição, tanto da Santa Casa como da Prefeitura, para o atendimento de melhor qualidade a cada dia”.

O prefeito Oswaldo Barba ressaltou que o município tem investido recursos significativos na área de saúde, buscando a cada dia melhorar o atendimento à população. “Esse é mais um exemplo, um serviço que antes precisavamos deslocar os pacientes agora passamos a oferecer na cidade”, salientou. De acordo com o prefeito, sua administração não tem medidos esforços para dotar toda rede de saúde da melhor infraestrutura possível, com a construção de novas UPAs como a da Vila Prado (já inaugurada) e da Santa Felícia (em construção).

“A rede de saúde composta pelas UBS, USF, UPAs, juntamente com o Hospital Escola e a Santa Casa, que é uma parceria importante e tem nos ajudado bastante, visa proporcionar um atendimento de qualidade”, destacou Barba, ao lembrar que, constitucionalmente, o município deve aplicar 15% do orçamento em saúde, e em São Carlos esse percentual chega atualmente em 22%.

Como funciona o tratamento

Trata-se de um tratamento definido como Oxigenoterapia Hiperbárica que facilita de forma bastante eficaz o processo de cicatrização de feridas.  Consiste na inalação de oxigênio puro, onde o paciente, dentro de uma câmara hiperbárica com controle digital, submete-se a uma pressão maior do que a atmosférica, e onde a concentração de oxigênio no sangue aumenta em mais de 20 vezes. A Câmara Hiperbárica suporta uma pessoa por vez e atende 10 pacientes por dia.

O método é altamente eficiente no tratamento de feridas que ocorrem em pacientes diabéticos, pois a combinação dos efeitos do tratamento se adequam exatamente às principais causas de feridas em diabéticos (déficit de circulação e cicatrização associado à infecções).

(11/04/2011)


Compartilhe essa informação