SECRETÁRIOS PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE REDES SOCIAIS PARA A PROMOÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA PDF Imprimir E-mail
Recriad-siteOs secretários municipais de São Carlos Roberto Menezes (Infância e Juventude) e Arthur Pereira (Saúde), acompanhados de servidores municipais da Prefeitura, participaram de uma oficina de apoio técnico em Campinas ministrada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Com o tema: “Redes Sociais para a Promoção da Primeira Infância”, esta oficina foi realizada nos últimos dias 27 e 28 com aproximadamente 70 participantes de seis municípios: São Carlos, Votuporanga, Penápolis, Botucatu, São José do Rio Pardo, Itupeva, além da Organização Social Santa Catarina.

A oficina foi composta por palestras e atividades em grupo. Durante os dois dias também foram relatadas experiências de trabalho com a rede em duas cidades: Várzea Paulista e São Carlos.

O secretário municipal especial de Infância e Juventude de São Carlos Roberto Menezes falou sobre o Recriad (que é um sistema que pretende interligar todos os programas e projetos de atenção e proteção à criança e ao adolescente, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Fundação Telefônica e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a secretária de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista Giany Povoa falou sobre o programa “Entrando na Rede” que também é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Telefônica e já possui toda a estrutura para o funcionamento do software, o REDECA.

De acordo com o secretário de Infância e Juventude Roberto Menezes, a participação neste evento foi muito positiva. “Mostramos o nosso trabalho desenvolvido para articulação e organização da rede social de proteção a infância. Além de falar sobre diversas políticas na área de Infância e Juventude desenvolvidas pelo nosso município”.

O Programa

Esta oficina faz parte das ações do programa “Primeira Infância: Responsabilidade de Todos” que é financiado e monitorado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em sete municípios do estado de São Paulo, incluindo São Carlos.

Este programa propõe uma série de atividades de capacitação com os servidores municipais das áreas de saúde, educação, cidadania e entidades do terceiro setor, na articulação e integração de ações que fortaleçam a capacidade do município em promover o desenvolvimento integral (físico, cognitivo e psicossocial) e a melhoria dos serviços de atendimento às gestantes, mães e crianças de 0 a 3 anos de idade em hospitais, unidades de saúde,  maternidade, creches, entre outras instituições.

(04/05/2011)


Compartilhe essa informação