TEMPO SECO AUMENTA CONSUMO DE ÁGUA E RISCO DE QUEIMADAS URBANAS PDF Imprimir E-mail
11terreno-fogo-sitePelo segundo dia consecutivo, São Carlos tem registrado baixa umidade relativa do ar. Na segunda-feira (11), entre 15h e 16h, o índice permaneceu entre 33% e 34%, mesmas porcentagens da terça-feira (12), durante o mesmo período. A temperatura também está elevada, entre 25º e 27ºc.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Heleno Irami do Nascimento, as condições climáticas não devem se alterar até o próximo final de semana.

Com base nos índices da OMS (Organização Mundial da Saúde), São Carlos está em estado de atenção quanto à umidade do ar. O ideal é que os níveis de umidade do ar fiquem sempre acima dos 50% ao longo dia.   “O clima seco facilita as queimadas urbanas, principalmente em terrenos, por isso a gente pede a atenção da população para evitar esse tipo de prática criminosa”, lembra Heleno.

O responsável pela Defesa Civil cita a campanha “São Carlos contra o Fogo”, que tem sido instrumento de denúncias caso alguém seja flagrado ateando fogo. No ano passado, a campanha notificou 151 proprietários de terrenos, o que gerou R$ 8 mil para 25 multas aplicadas. Em 2011 já houve a notificação de 35 donos de áreas atingidas pelo fogo.

“A Prefeitura também incentiva o infrator a realizar compensações ambientais. Desde o início da campanha, em 2001, foram plantadas cerca de 5 mil árvores em São Carlos”, observa o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini.

Recomendações
Com o tempo seco, a Defesa Civil recomenda que se evite a prática de exercícios físicos entre 11h e 15h, intervalos em que a qualidade do ar piora. Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol são as outras dicas.

Nesse período ocorre o aumento no consumo de água. O Centro de Operação e Controle de Abastecimento do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) registra um aumento de 10%. A baixa umidade do ar, aliada ao aumento da temperatura, são os fatores que determinaram esse aumento.

Os dias de maior consumo são sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras. “Durante a administração do prefeito Oswaldo Barba, o SAAE investiu na ampliação da captação e distribuição de água aos são-carlenses, mesmo assim a gente pede à população que economize água”, comenta o presidente da autarquia, Eduardo Cotrim.

Dicas de economia de água podem ser encontradas no site www.saaesaocarlos.com.br. Problemas de abastecimento devem ser comunicados por telefone 0800-111 064 (ligação gratuita).

(12/07/2011)


Compartilhe essa informação