SECRETÁRIO PARTICIPA DE REUNIÃO COM O MINISTRO MERCADANTE PDF Imprimir E-mail
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Carlos, Marcos Martinelli, participou, na última quinta-feira (15), da reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em Brasília e contou com a presença do ministro da pasta, Aloizio Mercadante.

Na oportunidade, Martinelli representou os secretários municipais de C&T do Brasil como vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários da Área de Ciência e Tecnologia.

Martinelli destacou que o ministro enfocou, em seu discurso, cinco eixos de sustentação da C&T para os próximos quatro anos: promoção da inovação; novo padrão de financiamento público para o desenvolvimento cientifico e tecnológico; fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura científica e tecnológica; formação e capacitação de recursos humanos e os Indicadores da Estratégia Nacional da Ciência e Tecnologia e Inovação (ENCTI). "O ministro destacou que o país necessita investir em capacitação para produzir tecnologia e conhecimento de ponta", afirmou.

Finep - No mesmo dia, Martinelli participou da entrega do Prêmio Finep de Inovação 2011. O prêmio objetiva destacar a importância de soluções inovadoras no país e prestar homenagem aos esforços das instituições e empresas que investem no desenvolvimento nacional. Nesta décima quarta edição, 376 participantes concorreram em sete categorias. A Termofrio Máquinas para Automação, de São Carlos, participou do prêmio ficando na terceira colocação, na região sudeste, ao apresentar um equipamento que atua no tratamento do câncer cerebral e na região do pescoço.

Participaram da solenidade a presidenta da República Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, entre outras autoridades. O deputado federal Newton Lima (PT) teve a oportunidade de cumprimentar os empreendedores Jones e Josimar Fabiano Pinto, diretores da Termofrio. "A presidente Dilma ressaltou que o Brasil necessita de pesquisadores e o prêmio, além de reconhecer o esforço das empresas e dos grupos de pesquisa, estimula a participação de novos empreendedores", disse Martinelli.

Capes - Na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Martinelli representou o prefeito Oswaldo Barba na cerimônia do Prêmio Capes de melhor tese de 2010. O contemplado foi o ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSCar, Marcel Otávio Cerri. Sob a orientação do professor Alberto Colli Badino Junior, do Departamento de Engenharia Química da UFSCar, os estudos enfocaram o uso de biorreatores pneumáticos que apresentam menor consumo de energia quando comparados aos biorreatores convencionais, do tipo tanque agitado. A aplicação do biorreator é para cultivo de bactérias que produzem antibióticos.

(16/12/2011)


Compartilhe essa informação