SÃO CARLOS PARTICIPA DE ENCONTRO DE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA COM PRESIDENTA DILMA PDF Imprimir E-mail


Nesta quinta-feira (22), uma equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e um grupo de moradores em situação de rua de São Carlos prestigiaram um evento nacional com a presidenta Dilma Rousseff, que ocorreu no Sindicato dos Bancários em São Paulo. O encontro de Natal da presidenta Dilma também reuniu catadores de material reciclável e a população em situação de rua.

Além da presença da presidenta e dos líderes Anderson Lopes Miranda, do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e Matilde Ramos, líder do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o evento contou também com a participação dos ministros Fernando Haddad (Educação), Alexandre Padilha (Saúde), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), Tereza Campelo (Desenvolvimento Social) e Gilberto Carvalho (Secretária-geral da Presidência). Além dos senadores Eduardo Suplicy e Marta Suplicy e do secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas.

Em seu discurso, a presidenta destacou a continuidade no combate à violência contra moradores em situação de rua, chamada por ela de "limpeza humana", e que foi denunciada pelos líderes. Segundo Maria Lúcia Santos Ferreira, da liderança do Movimento dos Moradores em Situação de Rua, só neste ano, 142 pessoas morreram por situações diversas em cidades brasileiras. "Vamos ter que lutar muito em 2012 contra a violência que atinge moradores de rua", disse Dilma, sinalizando a prioridade que dará à inclusão social dos catadores de material reciclável e moradores de rua. "Sou a presidenta de todos os brasileiros, mas também dos pobres", frisou, numa menção a um dos trechos de seu discurso de posse, no dia 1º de janeiro deste ano, no Congresso Nacional. "O meu governo tem compromisso com os catadores e população de rua", disse ela, destacando que os 190 milhões de brasileiros precisam ter direitos iguais e acesso aos mesmos serviços prioritários, como educação, saúde e previdência.

(23/12/2011)


Compartilhe essa informação