FOTÓGRAFO DE S.CARLOS É PREMIADO NA ITÁLIA PDF Imprimir E-mail
Fotógrafo de São Carlos é o único brasileiro premiado em bienal italiana

O fotógrafo Vilson Palaro Júnior, que reside em São Carlos desde 1999, foi o único brasileiro a ganhar o primeiro lugar da VIII Biennale Internazionale de Arte Contemporanea de Firenze, na Itália, ocorrida neste mês. Palaro Júnior também ganhou o primeiro lugar no concurso Arte e Magistratura com uma das fotos expostas em agosto no Saguão do Teatro Municipal de São Carlos.

A Biennale Internazionale de Arte Contemporanea de Firenze reuniu, nesta oitava edição, 800 artistas de 70 países. O Brasil teve uma presença recorde de 50 artistas com obras na categoria de pintura, escultura e fotografia. “É uma premiação de valor inestimável, já que a concorrência em termos de qualidade numa bienal como essa é muito forte, e isso, a meu ver, não apenas valoriza, mas também estimula o trabalho artístico local”, esclarece Vilson.

Para a coordenadora de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos, Telma Olivieri, a premiação de Vilson Palaro Júnior mostra a importância do incentivo aos artistas. “É uma satisfação muito grande saber que um artista da nossa cidade conseguiu um prêmio tão importante como esse”, destacou Telma.

Em São Carlos, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Arte e Cultura, tem desenvolvido um amplo trabalho de incentivo aos artistas da cidade através de exposições em espaços públicos municipais.

O Chamamento Público para Artes Visuais, que está com a oitava edição aberta para inscrições até o dia 30 de janeiro, é um exemplo de incentivo para os artistas. As propostas selecionadas irão expor nos programas “Janela para Arte”, “Mostra Fotográfica São Carlos: Circuito Fotográfico e Passeio Fotográfico” e “Artes na Cidade”. “Além de possibilitar aos artistas exporem seus trabalhos em locais com grande visibilidade, o Chamamento tem o objetivo de aumentar o acesso do cidadão às artes com a divulgação de artistas visuais”, destaca Telma.

O fotógrafo Vilson Palaro Júnior também irá participar do 8º Chamamento Público para Artes Visuais. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura, www.saocarlos.sp.gov.br.

Em 2011, a Prefeitura realizou 26 exposições em espaços como o SIM, Teatro Municipal, Paço Municipal, Centro Afro, Estação Cultura, além de projetos como o História dos Bairros, Tenda Móvel de Teatro, Quartas Alternativas, Movimento Hip Hop, Projeto Canto-Coral (Corais Multicanto
e Bem-te-vi), Projeto Dançar e Curso Teatro no Teatro.

Currículo de Vilson Palaro Junior
Nascido em 16 de dezembro de 1963, na cidade de Itapuí, interior do Estado de São Paulo, Vilson Palaro Jr. formou-se em Direito em 1988 e reside na cidade de São Carlos-SP desde 1999.

A experiência de Vilson com a Fotografia começou em 1990, desde então realizou várias exposições, dentre elas, “Trilha do Tempo” em março/abril de 2008 no Centro Cultural USP-São Carlos, e em setembro de 2008 na Oficina Cultural "Sérgio Buarque de Holanda"-São Carlos; premiado no concurso Arte da Magistratura em maio de 2010; em agosto de 2010 participou da XXIV Mostra de Arte da Casa Viana, no Centro Brasileiro Britânico em São Paulo; realizou a Exposição Fotográfica “Gente” que foi exibida em maio/junho de 2011 no Centro Cultural USP-São Carlos, em agosto de 2011 no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”-São Carlos, e em setembro/outubro de 2011 na Oficina Cultural "Sérgio Buarque de Holanda"-São Carlos; obteve o primeiro lugar no II Concurso Arte da Magistratura em dezembro de 2011; obteve o primeiro prêmio na categoria fotografia na VIII Biennale Internazionale d’Arte Contemporanea em Firenze, Itália, em dezembro de 2011. Mais sobre o trabalho de Vilson Palaro: www.vpalaro.com.br

(23/12/2011)



Compartilhe essa informação